TRE-MS realiza preparação das urnas para o Segundo Turno

No interior não haverá 2º turno, mas nos municípios-sede de Zona Eleitoral haverá a instalação de urnas para recebimento das justificativas

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul realizou na manhã desta sexta-feira (19) a cerimônia de geração das mídias que serão utilizadas nas urnas, no 2º Turno da Eleição em Campo Grande. O Presidente do TRE-MS, Desembargador Josué de Oliveira, o Vice-Presidente e Corregedor do TRE-MS, Desembargador Joenildo de Sousa Chaves e o Juiz Membro do TRE-MS, Dr. Luiz Cláudio Bonassini da Silva, deram início aos trabalhos.

As atividades, que consistem na geração das Memórias de Resultado, acontecem no Fórum Eleitoral, com previsão de término antes das 18h.

Com a realização do segundo turno na capital, será necessário gerar 1.581 Memórias de Resultado, para atualizar as 1.491 urnas de seção, para que estes equipamentos possam funcionar adequadamente no dia 28 de outubro, além do percentual de reserva.

No interior não haverá 2º turno, mas nos municípios-sede de Zona Eleitoral haverá a instalação de urnas para recebimento das justificativas. Assim, também estará sendo preparado o material que será utilizado nas 51 urnas do interior, exclusivas para recebimento de justificativas.

Após a geração das mídias, a preparação das urnas continua na capital quando, por meio da inserção das mídias nas urnas, haverá a atualização do programa que habilita a utilização das mesmas no dia da votação.

Esta atualização acontecerá na segunda-feira (22), no Fórum Eleitoral e na terça-feira (23), no Depósito de Urnas do TRE-MS, localizado na Avenida Júlio de Castilhos.

Todo o procedimento, que é finalizado com o lacre das urnas, é público e pode ser acompanhado por qualquer cidadão, inclusive os representantes dos partidos, coligações, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil, nos termos do Art. 26 § 3º da Resolução TSE nº 23.372/2011 e da Resolução TRE-MS nº 482/2012.