Bonecas distribuídas pelo Governo de Goiás geram polêmica na internet

Bonecas distribuídas pelo Governo de Goiás provocaram reclamações e debates nas redes sociais, nesta quinta-feira (14). Alguns brinquedos, entregues na quarta-feira em diversas cidades do estado, têm características e roupas "femininas", mas órgão genital masculino. Por conta disso, alguns pais criticaram a medida, dizendo que seus filhos receberam "bonecas transgênero". Outros apoiaram, alegando que os brinquedos ajudam a ensinar sobre diversidade. O governo, porém, não explicou se o motivo da discussão era intencional ou se foi um equívoco.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, um pai da cidade de Novo Gama mostra uma boneca vestida com camisa rosa e amarela, com uma faixa na cabeça e o órgão genital masculino.
"Você abre a boneca e tem batom, o nome da boneca está aqui, é menina, está de batom, mas aí, você vai tirar a roupa da boneca para dar para seu filho, sua filha, brincar. E olha só, tem cabimento um negócio desses?", diz o homem enquanto mostra o brinquedo.
Neliane Macedo, de 30 anos, mãe de duas meninas, uma de cinco anos e outra de 11, que ganharam as bonecas no colégio estadual onde estudam, disse que foi constrangedor quando uma das filhas retirou a roupinha e questionou o motivo pelo qual havia um órgão masculino no brinquedo que tinha blush e batom.
- Mamãe, homem não usa batom. O papai não usa batom - perguntou a menina. A mãe da criança contou ainda que a filha ficou confusa e queria retirar o órgão. - Ela me perguntou se podia retirar o 'piupiu' da boneca.
Segundo Neliane, o pai das meninas ficou indignado e achou uma "falta de respeito".
Procurada pelo O GLOBO, a Prefeitura de Novo Gama informou que as bonecas foram distribuídas pelo Governo do Estado e que não iria se pronunciar sobre o assunto. Ao todo, 12 mil brinquedos foram distribuídos na cidade. A entrega faz parte do tradicional 'Show de Natal' promovido pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) em parceria com o Governo de Goiás.