Sem suspeitas do novo coronavírus, Dourados deve divulgar fluxo na segunda

Secretaria de Saúde prepara fluxo de atendimento para eventuais casos que exijam isolamento de pacientes e investigação

Dourados segue sem casos suspeitos do novo coronavírus (Foto: André Bento)
Dourados segue sem casos suspeitos do novo coronavírus (Foto: André Bento)

Ainda sem qualquer suspeita do novo coronavírus (COVID-19), Dourados deve ter divulgado na próxima semana o fluxo de atendimento previsto pelas autoridades municipais para eventuais casos que exijam isolamento de pacientes e investigação.

Procurada nesta sexta-feira (28) pela 94FM, a secretária municipal de Saúde, Berenice de Oliveira Machado Souza recomendou que a reportagem entrasse em contato com o enfermeiro Devanildo de Souza Santos, da Vigilância Epidemiológica, para obter informações sobre o monitoramento a essa doença.

Ele informou que o município ainda não tem qualquer suspeita do novo coronavírus. Questionado sobre qual unidade hospitalar será referência para isolamento caso surja paciente enquadrado nas definições do Ministério da Saúde, disse que apenas que o fluxo de atendimento está em construção e vai ser divulgado na segunda-feira (2).

Em Campo Grande, distante pouco mais de 200 quilômetros de Dourados, oito casos suspeitos do novo coronavírus são monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme noticiado pelo Campo Grande News.

Já a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul informou na quinta-feira (27) ter registrado sete notificações de suspeitas em 24 horas, uma em Ponta Porã e seis na capital.

Ministério da Saúde já divulgou meios de prevenção da doença (Foto: Agência Brasil)
Ministério da Saúde já divulgou meios de prevenção da doença (Foto: Agência Brasil)

No município da fronteira com o Paraguai, porém, o resultado do exame feito pelo Lacen nas amostras do paciente de 24 anos deu negativo para oito tipos de vírus respiratórios pesquisado, entre eles influenza.

“Foi enviada amostra para Instituto Adolfo Lutz (IAL) em São Paulo para serem pesquisados outros tipos de vírus respiratórios. O resultado deve sair na próxima semana”, informaram as autoridades estaduais, que já encaminhou nota técnica aos profissionais de saúde dos 79 municípios com orientações.

De acordo com a Agência Brasil, o país tem um caso confirmado e 132 suspeitos, com expectativa de que esse número aumente para aproximadamente 300. “Dentre os 132 casos já suspeitos contabilizados, 70 são na Região Sudeste, dez na Região Centro-Oeste, 37 na Região Sul, 15 na Região Nordeste e nenhum caso suspeito na Região Norte. Na China, a doença covid-19, provocada pelo novo coronavírus, já matou mais de 2700 pessoas”, detalhou a publicação oficial do governo brasileiro.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Simone

    Simone

    Se chegar em dourados so lamento por de baixa renda pq se depender do upa melhor procura a funerária pq esse upa so Deus pra fazer um milagre