Alan cita agravamento da pandemia e sugere tanque extra de oxigênio na UPA

Prefeito de Dourados disse hoje que a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas está sobrecarregada e Hospital da Vida com todos os leitos de UTI ocupados

Prefeito Alan Guedes (PP) reconheceu o agravamento da pandemia em Dourados e região (Foto: Reprodução)
Prefeito Alan Guedes (PP) reconheceu o agravamento da pandemia em Dourados e região (Foto: Reprodução)

O prefeito Alan Guedes (PP) se pronunciou nas redes sociais da Prefeitura de Dourados no início da tarde desta segunda-feira (24) para esclarecer as iniciativas de enfrentamento ao novo coronavírus diante do agravamento da pandemia na região.

Na mesma transmissão, o chefe da Assessoria de Comunicação e Cerimonial, Ginez Cesar, detalhou que somente nesta manhã havia 47 pessoas na fila de espera por vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratar a Covid-19 no município, 21 moradores locais e 26 da região.

Além disso, mencionou que a UPA 24 Horas (Unidade de Pronto Atendimento) atende atualmente 20 pacientes diagnosticados com a doença, enquanto o Hospital da Vida está com os 20 leitos de UTI ocupados.

“Desde o final da semana passada, até alguns dias antes, temos assistido a um agravamento da pandemia não só em Dourados, mas em todo o Mato Grosso do Sul. Principalmente na nossa marcorreigão, isso tem preocupado bastante, há alguns dias com número alto de pessoas aguardando leito de UTI”, pontuou o prefeito Alan Guedes.

Segundo o mandatário, entre 40% e 50% dos pacientes na fila de espera são moradores da macrorregião que recorrem à estrutura local de saúde pública porque Dourados é referência em alta e média complexidade para uma região com aproximadamente 800 mil habitantes.

Ao reconhecer que essa é uma preocupação, Alan afirmou que em breve devem ser ativados 10 leitos na Unidade da Criança e da Mulher anexa ao HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados), quando os monitores chegarem.

O prefeito disse ainda ser importante desarcar que a UPA está sobrecarregada e anunciou medidas para evitar ainda mais dificuldades nos atendimentos ali prestados.

“Quadruplicamos o consumo de oxigênio na UPA. O paciente de Covid necessita de volume muito maior de oxigênio. A empresa que tem contrato com a Fundação [dos Serviços de Saúde de Dourados, Funsaud] tem se esforçado para nos ajudar a abastecer o tanque, mas trabalhamos com a possibilidade de um tanque extra para passar por esse momento. A empresa tem oferta de oxigênio e vamos só ampliar essa capacidade para que não tenhamos nenhum tipo de problema com fornecimento na UPA”, revelou.

Ainda de acordo com o chefe do Executivo municipal, durante agenda em Campo Grande no sábado (22) foi possível articular junto à Secretaria de Estado de Saúde novos equipamentos de proteção individual e respiradores para a UPA, já que a unidade usava respiradores para transporte de pacientes, com capacidade menor do que os fixos. “Isso contribui para que possamos oferecer conforto melhor ao paciente e ter resposta clínica mais efetiva”, avalia.

Entre outras medidas de enfrentamento à pandemia, o prefeito citou que desde o final de semana passado o PAM passou a atender também aos finais de semana, das 6h às 18h, e adiantou que uma parceria com a Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) deverá possibilitar a ampliação da capacidade de vacinação com instalação de drive-thru.

Por fim, o prefeito de Dourados deixou claro que a atualização mais recente dos dados epidemiológicos causou preocupação.

“É importante que nós continuemos focados em diminuir a circulação das pessoas porque é só o distanciamento, uso da máscara, do álcool e ampliação da base vacinação que vão permitir que a gente consiga passar por esse momento tão difícil”, ponderou.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Mara

    Mara

    Só fala e nada de agir, proibir o povo de circular quando não está trabalhando, mas tem q fiscalizar, pq simplesmente os bares , conveniência estão cheio, shopping então não se fala, mais ação e menos falação