Aluno que ficar fora das atividades não presenciais terá recuperação no retorno

Compete às autoridades competentes definir sobre o retorno das aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino de Dourados, suspensas desde o dia 18 de março

Aulas presenciais não têm data para serem retomadas na rede municipal de ensino (Foto: A. Frota)
Aulas presenciais não têm data para serem retomadas na rede municipal de ensino (Foto: A. Frota)

O Decreto nº 2.630, de 29 de maio de 2020, que “dispõe sobre a oferta de Atividades Pedagógicas Não Presencias nas Unidades Escolares e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, e dá outras providências”, estabelece que os alunos que não participarem por algum motivo justificável passará por recuperação da aprendizagem quando do retorno das aulas presenciais. 

Leia também:
-Redes sociais e blogs serão usadas por professores nas aulas não presenciais
-Clique aqui para conferir o decreto na íntegra!

Conforme o documento publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município desta sexta-feira (29), após o retorno presencial será realizado diagnóstico para verificação da aprendizagem dos alunos durante esse período de Atividade Pedagógica Não Presencial.

No entanto, a publicação diz que compete às autoridades competentes definir sobre o retorno das aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino de Dourados, suspensas desde o dia 18 de março por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

DIÁRIO DE BORDO

Os professores deverão fazer registro das atividades desenvolvidas por meio de “Diário de Bordo”, Portfólios, fotos, arquivo dos planejamentos, dentre outros, para cômputo da sua carga horária de trabalho.

“Direção Escolar em conjunto com a equipe pedagógica optarão pela forma mais apropriada para o registro e arquivamento das atividades desenvolvidas nesse período de emergência”, indica parágrafo único.

EDUCAÇÃO INDÍGENA

É feita ressalva que compete a Direção Escolar, considerando as diversidades e singularidades das populações indígena e do campo, tendo em vista as diferentes condições de acessibilidade dos alunos, organizar e ofertar estratégias para atendimento das comunidades por meio de escalas e cronograma de entregas de Atividades Não Presenciais, e preferencialmente por meios de virtuais quando possível, em conformidade com as orientações do Núcleo de Educação do Campo e do Núcleo de Educação Indígena.

INFANTIL

Sobre a educação infantil, o decreto indica que os Ceims “devem desenvolver materiais de orientações aos pais ou responsáveis com atividades educativas de caráter eminentemente lúdico, recreativo, criativo e interativo para realizarem com as crianças em casa, enquanto durar o período de emergência, garantindo, assim, atendimento essencial às crianças pequenas e evitando retrocessos cognitivos, corporais (ou físicos) e socioemocionais”.

“Para realização destas atividades, embora informais, mas também de cunho educativo, pelas famílias, serão elaboradas pelas Unidades as orientações e sugestões aos pais ou responsáveis sobre atividades sistemáticas que possam ser realizadas com seus filhos em seus lares, durante o período de isolamento social”, detalha.

No caso das crianças das creches (0 a 3 anos), as orientações para os pais devem indicar atividades de estímulo às crianças, leitura de textos pelos pais, brincadeiras, jogos, músicas de crianças, e oferecer aos pais ou cuidadores a orientação, como modelos de leitura em voz alta em vídeo ou áudio, para engajar as crianças pequenas nas atividades e garantir a qualidade da leitura.

Já para crianças da pré-escola (4 e 5 anos), as orientações devem indicar, da mesma forma, atividades de estímulo às crianças, leitura de textos pelos pais ou responsáveis, desenho, brincadeiras, jogos, músicas de criança e até algumas atividades em meios digitais quando for possível.

“Proporcionar brincadeiras, conversas, jogos, desenhos, entre outras para os pais ou responsáveis desenvolverem com as crianças, orientando as famílias a estimular e criar condições para que as crianças sejam envolvidas nas atividades rotineiras, transformando os momentos cotidianos em espaços de interação e aprendizagem”, descreve a publicação.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Chirlei

    Chirlei

    Olá boa tarde alguém saberia me dizer o dia q vai começar as aulas pra rede municipal pra quem têm 8anos pra cima ? ? ?