Base da prefeita tem 90 dias para julgar presos ou denúncias serão arquivadas

Governistas julgarão casos de Idenor Machado (PSDB), Cirilo Ramão Ruis Cardoso, o Pastor Cirilo (MDB), Pedro Alves de Lima, o Pedro Pepa (DEM), e Denize Portollann de Moura Martins (PR)

Pedro Pepa, Idenor Machado e Cirilo Ramão são investigados na Câmara por aliados (Foto: Reprodução)
Pedro Pepa, Idenor Machado e Cirilo Ramão são investigados na Câmara por aliados (Foto: Reprodução)

As comissões processantes criadas na Câmara de Dourados para julgar vereadores presos suspeitos de corrupção têm 90 dias para concluírem seus trabalhos ou as denúncias por quebra de decoro parlamentar serão arquivadas. Os casos de Idenor Machado (PSDB), Cirilo Ramão Ruis Cardoso, o Pastor Cirilo (MDB), Pedro Alves de Lima, o Pedro Pepa (DEM), e Denize Portollann de Moura Martins (PR), serão analisados por integrantes da base governista que dá apoio à prefeita Délia Razuk (PR) no Legislativo. 

Leia mais: 
-MPE diz que propina bancou mesadas e até plástica para esposa de servidor
-Denúncia de mala ‘recheada’ com propina na Câmara de Dourados motivou ação

Criadas oficialmente nesta quarta-feira (13), data em que foram publicadas as composições no Diário Oficial do Município, as quatro comissões processantes serão responsáveis por levar para votação no Plenário do Palácio Jaguaribe parecer favorável ou contrário às perdas de mandatos.

Contudo, os decretos oficializados hoje indicam que cada Comissão Processante terá 90 dias para sua conclusão, contados da data da notificação do Vereador acusado, e caso esse prazo transcorra sem a finalização do processo, este será arquivado, sem prejuízo de nova denúncia, ainda que sobre os mesmos fatos.

Denize foi presa na Operação Pregão (Foto: Sidnei Bronka/Arquivo)
Denize foi presa na Operação Pregão (Foto: Sidnei Bronka/Arquivo)


Ex-presidente da Câmara de Dourados preso no dia 5 de dezembro de 2018 na Operação Cifra Negra, desencadeada por MPE-MS (Ministério Público Estadual) e Polícia Civil contra fraudes em licitações na Casa de Leis, Idenor Machado é alvo de comissão processante com Jânio Miguel (PR) na presidência, Junior Rodrigues (PR) na relatoria e Cido Medeiros (DEM) como membro. Os três são da base aliada à prefeita.

Também apontado como membro desse esquema fraudulento que envolvia contratos no Legislativo, Pedro Pepa terá a denúncia contra si julgada por Carlito do Gás (PATRIOTA), Jânio Miguel (PR) e Olavo Sul (PATRIOTA). Dos responsáveis pela investigação, Carlito e Jânio defenderam a candidatura de Pepa à presidência da Câmara mesmo após a prisão do colega parlamentar.

Outro alvo da Cifra Negra, Cirilo Ramão é alvo de comissão processante presidida por Alberto Alves dos Santos, o Bebeto (PR), com Junior Rodrigues (PR) na relatoria e Silas Zanata (PPS) de membros. A exemplo do investigado, os investigadores são todos ferrenhos defensores do governo Délia na Câmara.

Alvo de outra ação policial contra corrupção em Dourados, a vereadora afastada Denize Portollann de Moura Martins terá a denúncia por quebra de decoro parlamentar analisada por Romualdo Ramim (PDT), Mauricio Lemes (PSB) e Bebeto (PR). Ela foi presa em 31 de outubro passado na Operação Pregão, que aponta fraudes em licitações na prefeitura. Ex-secretária municipal de Educação nomeada por Délia desde o início do atual governo, Denize também é investigada por governistas.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Sandra

    Sandra

    Gostei da tua fala, Luiz! Tomara que Dourados acorde mesmo e comece a protestar. Não podemos deixar apenas para os sindicatos esses atos de protesto. O povão precisa ir pra câmara,pras ruas ou onde seja necessário a fim de parar esses corruptos.

  • Luiz Fernando

    Luiz Fernando

    Se isso realmente acontecer, não vamos nos calar, iremos para a camara, chamaremos os meios de comunicação, iremos contatar o MP, pois sera a maior malandragem que essa cidade já viu....

  • Ana

    Ana

    Se com todas as provas isso for arquivados estamos perdidos msm. Afinal por que motivos eles corruptos estão soltos já?