Câmara aprova em primeira votação projeto que amplia o uso de máscaras em Dourados

O projeto de lei será encaminhado desta quarta-feira (20) para a segunda discussão e votação, onde deve informar a obrigatoriedade, virando lei.

  • Karol Chicoski
Atualmente em Dourados, o uso obrigatório de máscaras é apenas em bancos, lotéricas, mercados e transporte - Foto: Foto: Thiago Morais
Atualmente em Dourados, o uso obrigatório de máscaras é apenas em bancos, lotéricas, mercados e transporte - Foto: Foto: Thiago Morais

Durante sessão na Câmara Municipal de Dourados na noite de ontem (18), foi aprovado, em primeira votação, o uso obrigatório de máscaras de proteção por toda a população durante circulação nas ruas do município e áreas de acesso público.

Atualmente, a obrigatoriedade do uso de máscaras descartáveis, reutilizáveis ou caseiras é apenas nas filas de bancos e lotéricas; durante a utilização do sistema de transporte coletivo público urbano no município; durante a utilização de táxis ou veículos de aplicativo; e nos recintos de mercados, supermercados e hipermercados.

O projeto de lei será encaminhado desta quarta-feira (20) para a segunda discussão e votação, onde deve informar a obrigatoriedade, virando lei. 

Na sexta-feira (15), a Mesa Diretora justificou a decisão por Dourados ser sede de uma macrorregião de saúde que possui mais de 800 mil habitantes, além de ser polo na prestação de serviços e comércio para 34 municípios do Mato Grosso do Sul. De acordo com a Câmara, o objetivo central é incentivar o uso das máscaras de proteção para a própria segurança da comunidade. Além de intensificar a conscientização para que, com o maior número de pessoas utilizando, diminua os riscos de contaminação do vírus.

O projeto de lei prevê multa para quem descumprir a determinação. Ao comércio em geral, prestadores de serviços, sistema bancário, lotéricas, além dos órgãos públicos, fica vedado o atendimento ao cidadão que não cumprir o uso de máscara, o que também acarretará pena de multa.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Claudia

    Claudia

    Tati eu estou de acordo com vc!!!
    Atividade física de máscara creio que não precisa, ainda mais ao ar livre!!!
    Agora os políticos querer ganhar em cima de máscara!!! Ai gente, SERA?
    KKKKKK

  • Tati

    Tati

    Um absurdo o uso de máscaras em ambientes abertos, ao ar livre. Fazer atividade física (corrida, por exemplo) que faz bem para a saúde agora ficou inviável. Porque será que os políticos estão aprovando isso? Será que estão ganhando alguma porcentagem em compras de máscaras sem licitação tb?

  • Claudia

    Claudia

    Gente eu amei o uso de Mascara!!!
    Agora as pessoas sentem o seu próprio bafo!!!
    Não precisamos disfarçar com aquelas pessoas que falam cuspindo na sua cara!!!
    Tem pessoas que fica um charme de mascara, sabia???!!!!
    *** Outra coisa fora do assunto, é o distanciamento nas filas eu até me emociono de olhar para trás e ver que o cidadão não esta fungando no meu cangote, ou a cidadã não esta com os peitos encostados na minha costa!!!
    É um alivio o distanciamento!!!

  • Ana Claudia

    Ana Claudia

    A minha Família nem esperou virar lei!!!
    Quando o comercio de Dourados abriu, apos a quarentena, nós iniciamos o uso de mascara!!!
    Estamos fazendo a nossa parte!!!

  • Emerson Ricardo

    Emerson Ricardo

    Acho q já está passando da hora, já deveriao ter votado isso a alguns dias, mas como sempre temos políticos atrasados, por outras coisas com menos urgência já teriao votado.