Centro de monitoramento registrou mais de 200 raios em Dourados nesta segunda

Desde que o ano começou, já foram mais de 3 mil descargas elétricas na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul

Em janeiro, fotógrafo captou imagens dos clarões no céu de Dourados e imagens impressionam (Foto: Rafael Wisley)
Em janeiro, fotógrafo captou imagens dos clarões no céu de Dourados e imagens impressionam (Foto: Rafael Wisley)

Mais de 200 raios atingiram Dourados na segunda-feira (19). A informação consta nas estatísticas disponibilizadas pelo Centro de Monitoramento Raios Online, do Grupo STORM-T/IAG da USP (Universidade de São Paulo). Desde que 2018 começou, foram 3.287 descargas elétricas no município.

Leia também:

-Em fevereiro chuvoso, Dourados registra segunda temperatura mais baixa de 2018

Ao todo, foram 222 ocorrências somente ontem, terceiro mais elevado número num único dia deste ano. No domingo (18) haviam sido apenas 4 descargas elétricas, mas no sábado (17) houve o recorde de 2018, com registro de 592 raios na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Este mês de fevereiro já tinha outro índice expressivo, 587 ocorrências no dia 10.

Em 22 de janeiro, quando apenas 13 descargas elétricas foram computadas em Dourados pelo Centro de Monitoramento Raios Online, do Grupo STORM-T/IAG da USP, o fotógrafo Rafael Wisley captou imagens que mostraram um verdadeiro espetáculo nos céus. As fotos dos clarões, cedidas à 94FM, haviam sido feitas às 20h daquele dia na região dos Altos do Alvorada.

O Grupo STORM-T/IAG da USP informa possuir "antenas receptoras em diversas regiões brasileiras, América Central e África". Há uma estação em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

Como já revelado pela 94FM, ao longo de 2017 Dourados registrou 15.967 raios, uma média de 1.330 por mês. O período com mais incidências no ano passado foi no dia 10 de março, quando 1.313 descargas elétricas foram registradas na cidade.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.