Com mais de 33 mil cadastros, Prefeitura avança na atualização do CadÚnico

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou três mutirões do CadÚnico em Ação neste ano, entre março e setembro, totalizando 3.027 atendimentos. Foram 959 em março, 913 em junho e 1.155 em setembro. Mesmo com esse esforço, ainda há 2.402 cadastros unipessoais desatualizados, além de 1.890 famílias em revisão cadastral que aguardam regularização. O total de pendências chega a 4.292 registros.
A a secretária municipal de Assistência Social, Shirley Zarpelon ressalta que a força tarefa para regularização dos cadastros atendeu uma determinação do prefeito Marçal Filho ainda no primeiro mês de gestão. “Nossa preocupação agora são as visitas para cadastros unipessoais. Um processo seletivo está em andamento para contratação de entrevistadores sociais que farão visitas nas residências”, destacou .
Atualmente 33.380 famílias estão cadastradas no CadÚnico em Dourados, somando 84.427 pessoas. Entre elas, mais de 11 mil famílias vivem em situação de pobreza e quase 9 mil em situação de baixa renda, tendo garantido acesso a programas fundamentais como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Mais Social, Energia Zero, isenção da taxa de lixo, entre outros. “O município ultrapassou a cobertura de 110% do CadÚnico, atingindo até famílias que antes não estavam no radar da assistência social”, informou Shirley.
No Bolsa Família, Dourados contabiliza 12.325 famílias beneficiadas em agosto de 2025, contemplando 35.868 pessoas. O benefício médio foi de R$ 685,80, resultando em um repasse mensal superior a R$ 8,4 milhões, que movimenta diretamente a economia local. Foram 66.220 benefícios pagos, entre eles 9.800 para crianças, 1.940 para adolescentes, 441 para gestantes e 218 lactantes, além de benefícios de renda de cidadania e primeira infância.
Dourados também se destaca no atendimento a grupos populacionais específicos, com 6.119 famílias cadastradas. Entre elas estão 4.760 famílias indígenas, 747 acampados, 320 pessoas em situação de rua, 199 catadores de recicláveis, além de agricultores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais.
O Cadastro Único (CadÚnico) deve ser atualizado a cada dois anos ou sempre que houver mudanças de renda, endereço ou composição familiar. Famílias unipessoais e aquelas que precisam excluir integrantes com registro em carteira de trabalho não podem ser atendidas nos mutirões devido à legislação vigente, sendo necessária a visita domiciliar.
Para se cadastrar, os interessados devem comparecer presencialmente durante os mutirões ou procurar os Centro de Referência da Assistência Social de Dourados. É necessário apresentar documento com foto do responsável familiar, CPF de todos os moradores da residência e a conta de energia elétrica como comprovante de endereço.