Com medo de atrasos nos salários, funcionários da UPA e do Hospital da Vida ameaçam paralisação

Informações que chegaram a eles é de que os pagamentos podem atrasar e, se for pago nesta semana, será parcelado.

  • Karol Chicoski
Os servidores informaram que vão fazer paralisação até que a situação seja resolvida (Foto: reprodução)
Os servidores informaram que vão fazer paralisação até que a situação seja resolvida (Foto: reprodução)

Mesmo com a intervenção municipal nos serviços da Fundação de Saúde de Dourados (Funsaud) para melhorar a situação na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e no Hospital da Vida, trabalhadores continuam reclamando da falta de planejamento e administração. 

Diante disso, servidores de enfermagem que atendem nas duas unidades de saúde estão preocupados com a possível falta de pagamento salarial do mês de junho, que, pela lei, deve ser pago até esta sexta-feira (5). Informações que chegaram a eles é de que os pagamentos podem atrasar e, se for pago nesta semana, será parcelado. 

Caso isso aconteça, os trabalhadores informaram que vão fazer paralisação até que o problema seja resolvido. Conforme eles, além do salário ser baixo, sem aumento há três anos, há a questão da superlotação, falta de equipamentos básicos  e déficit de médicos.

Leia também:
Médicos da UPA e do Hospital da Vida estão com os salários atrasados há dois meses

“Então, já estamos nos organizando, se não sair, vamos parcelar nosso atendimento também”, disse uma funcionária, que prefere não ser identificada.

De acordo com a funcionária, além destas questões, o FGTS não é depositado desde 2016.

 “Somos totalmente desvalorizados, e agora essa, de pagar os salários atrasados e parcelados, não vamos abaixar a cabeça e deixar que nos prejudique, pois temos família e responsabilidade para honrar”, desabafou. 

Contato com a secretaria de Saúde

A reportagem da 94FM entrou em contato na noite desta terça-feira (2) com a secretária de saúde Berenice de Oliveira Machado de Souza, nomeada como interventora da Fundação, e foi informada que o pagamento vai sair até quarta-feira da próxima semana, dia 10. 

Intervenção na Fundação que administra UPA e Hospital da Vida

No último dia 13 de junho foi publicado no Diário Oficial do Município decreto que declara intervenção municipal nos serviços da Fundação de Saúde de Dourados (Funsaud).

A Funsaud é responsável pela gestão administrativa e hospitalar do Hospital da Vida e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), e com o decreto publicado naquele dia, pelos próximos seis meses, o controle passar a ser da secretária de saúde Berenice de Oliveira Machado de Souza, nomeada como interventora da Fundação, e Maria Izabel de Aguiar, que passa a ser coordenadora geral.

De acordo com decreto, que foi assinado pela prefeita Délia Razuk no dia 11 de junho, fica determinada a intervenção pelo Poder Executivo Municipal de Dourados na Funsaud e, a partir do dia 13, a administração municipal tem responsabilidades como: promover compras de equipamentos, medicamentos, insumos e suprimentos, promover contratações - inclusive com a utilização da hipótese de dispensa por emergência, elaborar o plano de recuperação da gestão, dos direitos e obrigações da Funsaud.

O Hospital da Vida a UPA atendem, além de Dourados, mais 32 municípios da região, com uma estimativa de 800 mil pacientes.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.