Conselho Federal de Medicina constata 2,5 mil douradenses na fila de cirurgias

Dados obtidos através da Lei de Acesso à Informação revelam drama de milhares de pessoas com procedimentos cirúrgicos pendentes pelo SUS

Em Dourados, Hospital Regional de Cirurgias Eletivas permanece desativado (Foto: Reprodução)
Em Dourados, Hospital Regional de Cirurgias Eletivas permanece desativado (Foto: Reprodução)

Levantamento inédito feito pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) a partir de dados obtidos através da Lei de Acesso à Informação revela que mais de dois mil douradenses estão na fila de espera por cirurgias eletivas realizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Em todo Mato Grosso do Sul, são 35.071 pessoas nessa mesma situação.

"Pela primeira vez o Conselho Federal de Medicina se aproxima do tamanho real da fila por cirurgias no SUS. Ainda que parciais, os números impressionam, já que os estados que prestaram informações representam metade de todo o volume cirurgias efetivamente realizadas na rede pública em 2016", explicou o presidente do CFM, Carlos Vital.

Pelo Brasil, foram constatados 904 mil procedimentos ainda pendentes. E quase metade deles, conforme o Conselho, "estão concentrados em apenas cinco tipos diferentes: catarata (113.185), correção de hérnia (95.752), retirada da vesícula (90.275), varizes (77.854) e de amígdalas ou adenoide (37.776)".

Os dados referentes ao Mato Grosso do Sul têm como data de corte o dia 20 de junho deste ano. Dos mais de 35 mil sul-mato-grossenses na fila de cirurgias eletivas do SUS, o primeiro da fila teve seu nome incluído para esperar pelo procedimento ainda em 2012. No Estado, 15.105 aguardam por cirurgia do aparelho da visão, 7.899 por cirurgia do aparelho digestivo, órgãos anexos e parede abdominal, 6.035 por cirurgia do aparelho circulatório, 5.204 por cirurgia do aparelho geniturinário, 485 por cirurgia reparadora, e 343 por cirurgia do sistema nervoso central e periférico.

Quanto ao município de residência desses pacientes, há moradores de todos os 79 que compõem o território estadual. De Dourados, são 2.452 pessoas, conforme o Conselho Federal de Medicina. Somente Campo Grande tem mais residentes nessa situação, 22.780.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.