Decreto que estabelece o fechamento do comércio de Dourados será reavaliado no dia 7 de abril

Até dia 7 permanece como está. Na terça-feira a prefeitura fará uma nova análise para estudar as possibilidades para ter possíveis mudanças

  • Karol Chicoski
Prefeita Délia em coletiva de imprensa, feita ao vivo pelo Facebook -Foto: reprodução/vídeo-prefeitura
Prefeita Délia em coletiva de imprensa, feita ao vivo pelo Facebook -Foto: reprodução/vídeo-prefeitura

A prefeita Délia Razuk (PTB) falou, durante coletiva de imprensa feita por vídeo na manhã desta terça-feira (31), que o decreto que estabelece o fechamento do comércio de Dourados, com exceção dos serviços essenciais, por enquanto, não terá alterações. 

Ontem (30), pessoas ligadas ao gabinete da prefeita informaram que haveria mudanças, flexibilizando o horário de atendimento do comércio, como ocorreu em Ponta Porã (veja mais aqui). Porém, hoje, Délia falou que esta semana o decreto não terá alteração, que na próxima terça-feira (7) será feita uma nova análise, podendo haver mudanças. 

“Até pelo menos dia 7 permanece como está. Após isso a prefeitura fará uma nova análise, juntamente com o comitê da Covid-19, que irá estudar as possibilidades para ter essas possíveis mudanças”, disse a prefeita durante a coletiva.

De acordo com dados do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, em Dourados, são duas confirmações do novo coronavírus, de uma mulher de 52 anos, que viajou para São Paulo e para cidades do Nordeste, e de um jovem, de 21 anos, que teve contato com uma pessoa de Campo Grande que testou positivo para Covid-19.

Leia mais:
Quase metade dos casos confirmados de Covid-19 em MS já finalizou quarentena

No dia 23, a administração municipal publicou decreto, que proíbe o funcionamento do comércio e serviços em geral, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Apenas serviços considerados essenciais podem abrir as portas. O decreto, por enquanto, vai continuar da mesma forma.

O que diz o decreto municipal

De acordo com o decreto, fica determinado que, desde o dia 23 de março, fica impedida a circulação das 22h às 05h na cidade, com exceção aos órgãos de segurança, chefes dos poderes executivos, legislativos e judiciário, vigias noturnos, delivery, profissionais na área da saúde, e circulação para acesso quando necessário a serviços essenciais e sua prestação.

Também ficou determinado que fica vedado, por prazo indeterminado, o funcionamento do comércio e serviços em geral. A empresa que descumprir as medidas pagará multa e poderá, inclusive, ter a cassação do alvará da loja.  Algumas exceções foram feitas para aqueles estabelecimentos que têm produtos essenciais para a população, como alimentos, saúde e posto de combustível, por exemplo. (Veja aqui todas as normas estabelecidas).

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Luciana  veras

    Luciana veras

    Se é pra fechar ,fecha todos. As vezes por causa da minoria q está aberto pode causar problemas. Gente vai passar tudo isso, vamos ter paciência, melhor do que chegar na mesma situação de SP,e Dourados ñ tem estrutura para isso. Estão levando na brincadeira.

  • José neto

    José neto

    A prefeita não está informada sobre a nova declaração do diretor da OMS. Avisa a prefeita aí moçada

  • Luiz Carlos Biancatelli

    Luiz Carlos Biancatelli

    Tudo bem concordo e apoio, mas vamos fiscalizar aquelas portas que estão abertas, senão fico em casa as contas chegando não consigo pagar e aquelas firmas que estão abertas pagam suas contas numa boa se é pra fechar vamos fechar todos até que isso se normaliza, ou é 8 ou é 80.