Délia decreta emergência, manda fechar boates e reduzir expediente no comércio

A fiscalização ficará sob responsabilidade do setor de posturas do município e da Guarda Municipal

Prefeita de Dourados decretou situação de emergência para enfrentamento ao novo coronavírus (Foto: Divulgação)
Prefeita de Dourados decretou situação de emergência para enfrentamento ao novo coronavírus (Foto: Divulgação)

A prefeita Délia Razuk (PTB) decretou situação de emergência em Dourados por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Ela determinou o fechamento de boates, academias de ginástica, e parques públicos, além de reduzir o horário de funcionamento do comércio local. 

Leia também:
-Posse de comitê contra o Covid-19 tem aglomeração com idosos de até 73 anos

Essas determinações constam em decretos publicados na edição desta sexta-feira (20) do Diário Oficial do Município.

Por meio do Decreto nº 2.477 de 20 de março de 2020, que declara situação de emergência no Município de Dourados e define medidas de enfrentamento da doença, autoriza dispensas de licitação e contração temporária de pessoal para atendimento da demanda emergencial.

Já o Decreto nº 2.478 de 20 de março de 2020 foi mais abrangente e acrescentou dispositivos ao decreto que instituiu Comitê de Gerenciamento da emergência de saúde pública.

Um deles veda a expedição de novos alvarás de autorização para eventos públicos ou privados. Outros determinam o fechamento de todos os parques públicos e centros esportivos municipais, casas noturnas, pubs, lounges, tabacarias e boates, academias de ginástica, teatro, cinema e casas de eventos, clubes, associações recreativas e afins.

Ainda nessa publicação a prefeita determinou que o comércio só mantenha expediente entre às 10h e às 18h de segunda-feira a sábado; exceto mercados e supermercados, hipermercados, farmácias e postos de combustíveis.

Ao shopping center, estabeleceu horário de funcionamento das 12h às 20h de segunda-feira a sábado e das 14h às 20h domingos e feriados. Quanto à praça de alimentação, detalhou que funcionará todos os dias das 11h às 20h.

A mandatária também ordenou o bloqueio dos “passe livres” dos estudantes no transporte público e estabeleceu a limitação da lotação do transporte coletivo ao número de passageiros sentados.

A fiscalização ficará sob responsabilidade do setor de posturas do município e da Guarda Municipal, cujo comandante, Divaldo Machado Menezes, divulgou os números 199 e 153 para denúncias durante entrevista via redes sociais concedida nesta manhã.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Elio Da Silva

    Elio Da Silva

    No decreto está os funcionamento das 10hs e 18hs e aqueles supermercados que vam fica até as 20hs .Por que eu sei tem supermercado que vai até as 20hs e não vai ser as até 18hs .eu queria saber se supermercado passar dos horario q foi publicado , É obrigado ficar até as 20hs não pra todos cumprirem as normais do decreto. Eu queria uma resposta obg.

  • Walquiria

    Walquiria

    E as empregadas domestica vao trabalhar normal ?? Por q tudo vai para e nois??

  • Laylane

    Laylane

    Como ficará a questão do Comércio que aos sábados funciona só até às 12 hs?

  • Valdenice B. Carvalho

    Valdenice B. Carvalho

    E pra quem trabalha em oficinas mecânicas

  • André

    André

    Como fica os postos de combustíveis, mercado, hipermercadoe farmácia, não tem nenhuma medida segurança, parece que esses lugares são imunes ao coronavirius.

  • Brito

    Brito

    Qual as medidas de segurança para os postos de combustíveis e supermercados, hipermercado, e farmácia, até parece que esses lugar estão imunes, pois não está tendo nem uma medida de segurança nesses lugares.

  • Suelen

    Suelen

    Bom na realidade não mudou muita coisa, ela ainda está bem sem noção, uma pessoa infectada, começa a sentir os sintomas 2 semanas depois, e ai shoppings aglomeração acorda, tem os delivery e tals, esse povo precisa cozinhar em casa tbm.

  • Edurardo

    Edurardo

    Boa tarde tenho um bar abro agora 17 horas como vai ficar aquardo retorno obrigado

  • Silvano

    Silvano

    E com O fica as barbearias e salões de cabelereiro?

  • Roberto

    Roberto

    E quanto aos supermercados como ficou?

  • Alerson Arnal Xavier

    Alerson Arnal Xavier

    Os restaurantes e delivery vão continuar abertos ??

  • Alerson Arnal Xavier

    Alerson Arnal Xavier

    Os Restaurantes e delivery vão continuar abertos ???

  • Ana

    Ana

    Como fica a situaçao da dengue, coitado do povo mais humilde, Só lembram dessa corona que as pessoas foram buscar no exterior.

  • Analia

    Analia

    Por gentileza gostaria de saber como vai ficar aquelas lanchonete que dependen seu dia a dia Única e exclusivamente de isso