Délia sofre quarta baixa no secretariado

Elizabeth Rocha Salomão pediu exoneração do cargo de chefe da Assessoria de Comunicação Social e Imprensa

Beth Salomão (ao lado de Délia) comandou sabatina da Aced aos candidatos à Prefeitura de Dourados em 2016 (Foto: André Bento/Arquivo)
Beth Salomão (ao lado de Délia) comandou sabatina da Aced aos candidatos à Prefeitura de Dourados em 2016 (Foto: André Bento/Arquivo)

A gestão da prefeita Délia Razuk (PR) sofreu sua quarta baixa no primeiro escalão da Prefeitura de Dourados. Nesta segunda-feira (9), Elizabeth Rocha Salomão pediu exoneração do cargo de chefe da Assessoria de Comunicação Social e Imprensa, que ocupava desde o dia 23 de janeiro deste ano. Confirmada por interlocutores, a saída do cargo, contudo, ainda não foi oficialmente divulgada pela administração municipal.

Presidente da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Beth Salomão, como é conhecida, foi Chefe de Gabinete durante o primeiro mandato de Murilo Zauith (PSB) no comando do Executivo. Depois, ainda na gestão do socialista, ela foi titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Aos 61 anos, ela foi eleita em 2016 para comandar até 2019 a entidade que representa os empreendedores da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. Filha do ex-prefeito Jorge Antônio Salomão, que comandou o município de 1970 a 1973 e faleceu em 2004, ela herdou dele a Rádio Clube, emissora pioneira que seu pai comandou por décadas.

Desde o dia 23 de janeiro ela ocupava o cargo de "Assessor Especial II", símbolo "DGA-2", na Assessoria de Comunicação Social e Imprensa da prefeitura, órgão "diretamente subordinado ao prefeito municipal" e cuja função é "coordenar a política de comunicação externa e interna da administração no âmbito do Poder Executivo desenvolvendo as atividades de cobertura e distribuição do material jornalístico", conforme descrito no site institucional da prefeitura.

"A assessoria coordena as atividades de relações públicas, comunicação dirigida e divulgação dos atos do Poder Executivo além de executar as atividades de cerimonial público e a condução e organização de eventos e solenidades da Prefeitura Municipal garantindo qualidade e o cumprimento do protocolo oficial. Desta forma a Assessoria de Comunicação Social e Imprensa busca o equilíbrio entre a sociedade e a imagem da Prefeitura focando a imagem institucional e trabalhando a relação com a opinião pública. Tem também a função de divulgar as ações da Administração Municipal para o conhecimento público fornecendo informações precisas sobre as atividades produtivas, iniciativas sociais e políticas da Prefeitura", detalha a página oficial da prefeitura.

Desde o início de seu mandato, a prefeita Délia Razuk já perdeu outros três secretários do primeiro escalão. No dia 22 de fevereiro, Albino Mendes foi exonerado do cargo de "Assessor Especial II", símbolo DGA- 02, lotado no gabinete da mandatária. Ele mesmo pediu para sair após recomendação do MPE-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), que estabeleceu prazo de 10 dias para que isso ocorresse.

Já no dia 14 de março foi a vez de Raufi Antonio Jaccoud Marques pedir para sair. Responsável pela Secretaria Municipal de Governo, ele também foi alvo de recomendação do MPE, que apontou seu impedimento de seguir no cargo por ser implicado na Lei da Ficha Limpa em decorrência de condenação sofrida no TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) por improbidade administrativa em processo da época que era secretário de Estado de Coordenação-Geral de Governo de Mato Grosso do Sul, à época governado por José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT.

Também em março, Audrey da Silva Milan Conti pediu exoneração da Secretaria Municipal de Educação. Sócia-proprietária de uma escola particular de ensino fundamental em Dourados, ela foi uma das primeiras secretárias anunciadas por Délia, dias antes de tomar posse como prefeita. Mas pediu para sair depois que o vereador Idenor Machado (PSDB) declarou ter recebido um pré-convite para assumir a pasta que ela comandava.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Donizete

    Donizete

    GOVERNO FRACO. SIMPLESMENTE ISSO.