Dourados comemora hoje Dia da Padroeira Imaculada Conceição

As ações começam logo às 5h, com alvorada em todas as igrejas

  • Correio do Estado

Neste final de semana a igreja católica de Dourados dá continuidade aos eventos festivos em comemoração ao Dia da Padroeira Imaculada Conceição, celebrado neste domingo (08).

O novenário iniciado no dia 29 de novembro (com o tema “Com a Imaculada Conceição, Formamos a Família do Coração”) será encerrado neste sábado, com pastorais da liturgia, acolhida, dízimo e pastorais sociais. Após a missa haverá shows na concha acústica da Praça Antônio João, com participação de Alice Fernandes, Paulo Júnior e Rafael Diego. A a recitação do terço tem início às 18h, e a missa às 19h.

Domingo

Hoje (08), Dia da Padroeira, acontece a “grande festa”. As ações começam logo às 5h, com alvorada em todas as igrejas, à base de fogos e repique de sinos. Em seguida, às 6h30min, haverá um café comunitário (partilhado) no salão da catedral, com membros de outras paróquias.

Uma hora depois, há a oração do rosário, com pastoral litúrgica, ministros e caminho neocatecumenal; às 8h30min apostolado e legião de Maria; às 9h30min, terço dos homens e das mulheres; 10h30min, equipes de Nossa Senhora; 11h30min, pastorais sociais e cursilho.

Às 12h30min, começa a programação cristológica com adoração ao Santíssimo Sacramento, São José e Bom Jesus; 13h20min, São João Batista, Santa Teresinha e Nossa Senhora de Aparecida; às 14h20min, São Carlos, Sagrado Coração de Jesus e São Francisco; 15h, Nossa Senhora de Fátima, Rainha dos Apóstolos e Nossa Senhora do Carmo.

Na reta final dos eventos festivos, o Caminho Neocatecumenal apresentará danças na praça. A missa campal, procissão, coroação de Nossa Senhora e as bençãos serão às 17h.

Segundo os organizadores, a procissão sairá da Praça Antonio João pela Avenida Marcelino Pires, com sentido à Rua Dr Camilo Ermelino da Silva, descendo para a Avenida Joaquim Teixeira Alves, de onde prossegue até retornar à praça.

Imaculada Conceição

De acordo com a Igreja Católica, a Imaculada Conceição é uma concepção da Virgem Maria sem a “mancha” do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina.