Dourados enviará oito pacientes para tratamento da Covid-19 em Rondônia

Com idades entre 29 e 79 anos, pacientes atualmente são atendidos na UPA 24 Horas, mas precisam de leito semi-intensivo

Pacientes que serão transferidos atualmente estão na UPA (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Pacientes que serão transferidos atualmente estão na UPA (Foto: Divulgação/Prefeitura)

A Prefeitura de Dourados anunciou na noite desta quinta-feira (3) que oito pacientes diagnosticados com o novo coronavírus atualmente atendidos na UPA 24 Horas (Unidade de Pronto Atendimento) serão transferidos para Porto Velho, capital de Rondônia.

Com idades entre 29 e 79 anos, foram classificados com “melhor prognóstico de recuperação da Covid, entretanto, precisam de um leito semi-intensivo”, conforme revelado pela administração municipal.

As transferências serão realizadas na manhã de sexta-feira (4), em ação conjunta envolvendo a Central de Regulação Estadual, Secretaria Municipal de Saúde e Funsaud (Fundação dos Serviços de Saúde de Dourados).

A escolha dos pacientes levou em consideração “critérios médicos e parâmetros estabelecidos pela regulação, pois precisam ter condições de suportar, sem riscos, uma viagem aérea”.

“Os pacientes sairão de Dourados por volta das 6h com destino a Campo Grande, onde embarcarão num voo da FAB (Força Aéreas Brasileira), previsto para 11h. O transporte de Dourados até a Capital será feito por ambulâncias do município, tripuladas com médico e enfermeiro, do tipo UTI móvel, com recursos para manter o paciente estável”, informou a prefeitura.

Além disso, foi revelada a necessidade de autorização de familiares e dos próprios pacientes.  “Segundo a diretora técnica da Funsaud, Angela Marin, a justificativa para a transferência é a garantia da saúde do paciente, bem como, vazão do fluxo de pacientes na fila de espera de leitos hospitalares para atendimento Covid”, pontuou a gestão municipal.

Dourados confirmou até hoje 32.821 casos da doença, com 525 óbitos entre moradores locais. Diante da falta de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), cuja ocupação pelo SUS (Sistema Único de Saúde) segue em 100% há mais de dois meses, 46 pacientes estão na fila de espera atualmente.

No quadro geral da pandemia no município, 29.558 moradores conseguiram vencer a Covid-19, mas ainda há 2.603 em isolamento domiciliar e 174 hospitalizados. Polo regional, Dourados também amargou 301 vidas perdidas de pacientes vindos de outros municípios.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.