Dourados inicia dia 23 vacinação contra Influenza; doença matou três em 2019

Na 1ª fase, a partir do dia 23 de março, serão imunizados contra a Influenza idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde

Vacinação dos grupos será realizada em todos os postos de saúde do município (Foto: Divulgação)
Vacinação dos grupos será realizada em todos os postos de saúde do município (Foto: Divulgação)

A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terá início na próxima segunda-feira (23) em Dourados. Em 2019 essa doença matou 68 pessoas em Mato Grosso do Sul, três delas no município, uma mulher de 54 anos e dois homens, ambos de 42 anos. 

Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), declarada neste ano pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o Ministério da Saúde adotou estratégia e cronograma diferentes.

Na 1ª fase, a partir do dia 23 de março, serão imunizados contra a Influenza idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.

Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, bem como outras condições especiais, serão vacinados na 2ª fase, iniciada em 16 de abril.

Já na 3ª fase, aberta em 9 de maio, as vacinas serão aplicadas em crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade. 

“A vacinação destes grupos, será realizada em todos os postos de saúde do município. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS devem se dirigir aos postos que já estejam cadastrados. Caso não seja possível, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. Pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada, também devem buscar a prescrição médica com antecedência, devendo apresentá-la nos postos de vacinação durante a realização da campanha”, detalha o Núcleo de Imunização do município, que tem meta de vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.