Dourados tem 29 equipes de Saúde da Família descredenciadas por Ministério

Secretaria Municipal reconhece que perdeu prazo para cadastramento, mas alega que número de ESF continua o mesmo e apenas foi perdia a oportunidade de abrir novas

Secretaria de Saúde perdeu prazo para cadastras novas ESF (Foto: Divulgação)
Secretaria de Saúde perdeu prazo para cadastras novas ESF (Foto: Divulgação)

Dourados teve 29 equipes de Saúde da Família descredenciadas pelo Ministério da Saúde por não cumprimento de prazo estabelecido na Política Nacional de Atenção Básica. Mas Secretaria Municipal de Saúde alega que nada mudou porque essas seriam novas equipes cadastradas para serem somadas às 47 já existentes e em atividade no município. 

Leia também:
-População critica decisão da prefeitura em fechar às 13h postos de saúde de Dourados
-Vigilância Sanitária corrige advertência a posto de saúde interditado em Dourados

Revelados por meio da Portaria nº 1.717, de 12 de junho de 2018, assinada pelo ministro Gilberto Occhi, os descredenciamentos ocorrem “em razão do descumprimento do prazo estabelecido na Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para cadastramento no Sistema Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (SCNES)”.

Conforme a publicação, Dourados teve 29 ESF descredenciadas. Outras 47 tiveram os cadastros atualizadas. Segundo o Ministério da Saúde, tratam-se de equipes multiprofissionais compostas por no mínimo: (I) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; (II) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; (III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e (IV) agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.”

Em resposta à reportagem da 94FM, Adriana de Souza, representante da Secretaria Municipal de Saúde, informou que Dourados perdeu 29 ESF. Segundo ela, o município segue com 47 equipes e somente perdeu o prazo para cadastramento de novas. Os gestores agora aguardam uma próxima abertura do governo federal para efetuar esses cadastros. (Colaborou  Karol Chicoski)

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Roberto Carlos jr3

    Roberto Carlos jr3

    Exatamente. Pois eh um desserviço à toda população. Nossa cidade desse tamanho não dá ver "gestores" brincando

  • Sandra

    Sandra

    É o que nós vamos fazer?Ficar dormindo em berço esplêndido?Podíamos ir às ruas protestar.

  • Roberto Carlos Jr.

    Roberto Carlos Jr.

    Perdeu o prazo para novos cadastramentos? Isso é estratégia. Para não ter a obrigatoriedade de convocarem os aprovados em concurso. Aliás, em muitas estratégias existem pessoas que nem são concursadas.

  • Sandra

    Sandra

    Gestores sem preparo para o cargo.Nosso problema é muito cargo político.Basta ter quem indica.Não precisa ter competência.Até quando?

  • Renato Manfredine Júnior

    Renato Manfredine Júnior

    Gestores não! Gente para sentar em cadeiras e receber! Isso ja virou um circo e os palhaços são o povo.

  • Jurandir

    Jurandir

    Putzz! Esses Gestores de Dourados estão, desculpe o palavreado(uma M #@@#@$%#$##%#$¨%$%$%#$¨%#¨%)