Dourados volta a registrar ventos fortes após ter tido queda de mais de 50 árvores

Na quarta-feira, autoridades municipais e empresa que fornece energia elétrica fizeram ação conjunta para reparar estragos na cidade

Queda de mais de 50 árvores na quarta-feira exigiu ação conjunta entre autoridades e empresa que fornece energia elétrica (Foto: Reprodução/Facebook Fabio Luis)
Queda de mais de 50 árvores na quarta-feira exigiu ação conjunta entre autoridades e empresa que fornece energia elétrica (Foto: Reprodução/Facebook Fabio Luis)

Aproximadamente 48 horas após ter sido palco da queda de mais de 50 árvores, Dourados voltou a registrar  ventos fortes no início da tarde desta sexta-feira (13). De acordo com a Embrapa Agropecuária Oeste, às 13h47 houve a ocorrência de rajadas que atingiram 39 quilômetros por hora.

Conforme o Boletim Guia Clima, atualizado com dados obtidos em tempo real pela estação meteorológica ativada em 1979 no município, a essa velocidade os ventos já são classificados como fortes e acendem um sinal de alerta.

"A escala de Beaufort classifica a força dos ventos em 11 categorias, desde Calmo (velocidade inferior a 2 km/h, escala 0) até Tornado (velocidade superior a 100 km/h, escala 10). Neste site os Alertas de Ventos Fortes são emitidos quando ocorrem rajadas de vento com mais de 30 km/h (categoria Forte, escala 5) ou superior", detalha a Embrapa.

Na quarta-feira (11), feriado em decorrência da celebração de criação do Estado de Mato Grosso do Sul, Dourados teve registro de ventos de 36 quilômetros por hora, quando houve a ocorrência de uma chuva de 6.4 milímetros com duração de 25 minutos. Naquela ocasião, árvores foram arrancadas pelas raízes e provocaram suspensão no fornecimento de energia elétrica em alguns bairros da cidade.


Diretor-presidente do Imam (Instituto do Meio Ambiente de Dourados), o arquiteto e urbanista Fábio Luis da Silva relatou em suas redes sociais que as rajadas de ventos de quarta-feira provocaram a queda de mais de 50 árvores.

"Uma semana após anunciarmos o início da elaboração do Plano Diretor de Arborização Urbana de Dourados, que entre tantas frentes fará também estudo de risco de queda das nossas árvores, ontem nos deparamos com a força do vento que derrubou mais de 50 árvores na cidade. Imam, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Energisa fizeram uma força tarefa até tarde para desobstruir ruas e reestabelecer o fornecimento de energia. Esse fato demonstra a importâncias PDAU para nossa cidade", divulgou.

Nesta sexta-feira ainda não há informações sobre novas quedas de árvores em Dourados.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.