Dourados terá rematrículas automáticas na rede municipal para ano letivo de 2021

Resolução expedida hoje pela Secretaria Municipal de Educação estabeleceu novas regras de matrículas em decorrência da pandemia do novo coronavírus

Rematrícula automática foi estabelecida para unidades da rede municipal de ensino (Foto: A. Frota)
Rematrícula automática foi estabelecida para unidades da rede municipal de ensino (Foto: A. Frota)

Resolução/Semed nº 100, de 17 de novembro de 2020, expedida nesta quinta-feira (19) pelo secretário de Educação de Dourados, Upiran Jorge Gonçalves da Silva, estabelece que em função da pandemia do novo coronavírus os alunos matriculados nas unidades da rede municipal de ensino em 2020 terão rematrículas automáticas para 2021.

Com isso, caberá aos Centros de Educação Infantil do Município e unidades escolares informarem à comunidade escolar a os procedimentos para o próximo ano letivo. As rematrículas automáticas não precisam ser assinadas por pais, alunos maiores e responsáveis.

Nesse espaço da assinatura, utilizando um carimbo, deve constar a observação: “No ano de 2021, Rematrícula Automática, dispensado a assinatura do pai ou responsável em decorrência da Pandemia Mundial do Novo Coronavírus COVID - 19, conforme Resolução SEMED nº 100, de 17/11/ 2020”.

Ainda conforme o documento, publicado no Diário Oficial do Município de hoje (confira a íntegra a partir da página 8), os alunos novos ou aqueles que queiram transferência para outra unidade na Rede Municipal ou para outra Rede de Ensino, deverão efetuar as inscrições para as Unidades Escolares ou CEIMs pelo portal do município de Dourados-MS – no site www.dourados.ms.gov.br – conforme Edital publicado pela Semed.

“Em caso de transferência para outra unidade, o pai, responsável ou aluno maior deverá dirigir-se a sua unidade para a devida solicitação e posteriormente fazer sua inscrição via internet através portal do município de Dourados-MS – no site www.dourados.ms.gov.br”, detalha, acrescentando que o interessado deverá efetuar todos os procedimentos via internet, deslocando-se para a Central de Matrícula somente em caso de extrema necessidade.

Também é recomendado que as unidades escolares no Ensino Fundamental deverão manter as turmas para o ano de 2021 com os mesmos alunos, no mesmo período e se possível com os mesmos professores considerando a atipicidade da situação emergencial em virtude da pandemia, com exceção para os alunos que serão matriculados no primeiro ano do Ensino Fundamental.

A alteração da turma ou período de estudo do aluno só deve ocorrer através da solicitação expressa do pai ou responsável.

Além de estabelecer que a rematrícula automática só pode começar após o encerramento do ano letivo em curso, a resolução orienta a priorizar rematrículas dos alunos aprovados, posteriormente de aprovados em exame final e finalmente de faltosos ou reprovados.

“Em caso da falta de espaço físico e ficando algum aluno sem condições de efetuar a rematrícula, a Unidade Escolar deverá encaminhar esse aluno à Central de Matrícula para atendimento em Escolas na própria Rede”, define, indicando ainda que as direções escolares precisam comunicar aos pais ou responsáveis a situação desses casos específicos.

Já a Central de Matrícula deverá atender primeiramente os alunos que ficaram sem condições de continuar na própria Unidade Escolar, para depois colocar à disposição da comunidade as vagas existentes para alunos novos.

A direção deferirá normalmente a matrícula automática e em caso de ausência desses dirigentes, o deferimento poderá ser efetuado pelos adjuntos.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • marcio

    marcio

    Central de matriculas não funciona, e os números de telefones estão todos ocupados, fiz mais de 100 ligações hj. Todos desligados, falta de vergonha.

  • EMERSON BRITO CORDEIRO

    EMERSON BRITO CORDEIRO

    No site não tem nenhum link para novas matrículas puro descaso !

  • Angélica cordeiro costa

    Angélica cordeiro costa

    Olá boa tarde , gente assim como muitas mães entro no site da prefeitura e não tem link pra fazer inscrição pro ceim de novos alunos como faço tenho muita necessidade .

  • Jessica

    Jessica

    Gostaria de saber como funciona para fazer a matrícula para o ceim porq até agora nao entendi nada.. tá difícil o negócio...

  • André Vitor Giacobbo

    André Vitor Giacobbo

    Cadê o link do site da prefeitura pra fazer as novas inscrições?

  • Marcio

    Marcio

    O site não possui nenhum link de cadastra pra novos alunos de CEIMs. Puro descaso com nossas crianças... :(

  • Thalia

    Thalia

    E alunos novos para o ceim como faz a inscrição?

  • Daiane

    Daiane

    poderiam fazer uma matéria como faz a matricula ou com o endereço do link direto da pre matricula para alunos novos , pois como sempre o site da prefeitura nao e claro , nao atendem nenhum dos telefones das secretarias.Deve ter varias pessoas assim como eu tentando fazer e eles falam para fazer tudo via internet, que nao precisa ser presencial , mas pelo jeito nao e para ser assim.