Entidades ligadas ao comércio buscam alternativa para abertura do comércio no período da noite

A Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced) e a Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) buscam alternativas para que o comércio de rua de Dourados possa abrir as portas no período da noite.
Decreto assinado pela prefeita Délia Razuk nesta sexta-feira (04) impôs que a abertura do comércio permaneça como está - das 8h às 18h de segunda-feira a sexta-feira e das 8h às 16h aos sábados.
Em nota distribuída à imprensa, as entidades defenderam o direito do empresário que vem respeitando todas as medidas de segurança imposta pela Prefeitura para que sua empresa continue de portas abertas durante a pandemia do Covid-19.
“Infelizmente, a administração municipal tem tomado medidas que impossibilitam meios de negociação quanto ao atendimento do comércio de Dourados (...). A Aced entende que o funcionamento do comércio em horário estendido reduz a aglomeração dentro dos estabelecimentos e proporciona neste momento de Natal, maior conforto e respeito aos consumidores, além de impulsionar as vendas de final de ano. Juntamente com a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, a ACED continuará empenhando-se para que o horário estendido aconteça, assim como em outros municípios do País”, diz trecho da nota.
O horário especial do comércio no Natal em Dourados sempre começou a partir de 2 de dezembro, funcionando até 20h. E a partir do dia 9, até 23 de dezembro, até 22 horas.
Além de não permitir a abertura do comércio até mais tarde, a prefeitura também não colocou nenhuma decoração natalina no centro da cidade.
Sem clima de Natal, comerciantes temem queda nas vendas. A maioria deles não adotou a campanha Black Friday, apostando no Natal, no entanto, sem o horário estendido de fim de ano, muitos já enxergam prejuízos pela frente.
A Aced informa que "vem incansavelmente lutando, através de representação no Comitê de Gestão do Covid-19, para que o enfrentamento a pandemia seja feito com o mínimo prejuízo a classe empresarial, seja para o pequeno ou grande comerciante".