Guarda Municipal, PM e Procon dirão se Semsur melhorou iluminação pública

MPE pediu novo estudo técnico e informações para saber se Secretaria de Serviços Urbanos cumpriu compromisso assumido no dia 1º de outubro

Secretário de Serviços Urbanos, Joaquim Soares garantiu ao MPE, no dia 1 de outubro, que faria manutenções em atraso no prazo de 30 dias (Foto: A. Frota)
Secretário de Serviços Urbanos, Joaquim Soares garantiu ao MPE, no dia 1 de outubro, que faria manutenções em atraso no prazo de 30 dias (Foto: A. Frota)

Polícia Militar, Guarda Municipal e Procon deverão ser os termômetros do MPE-MS (Ministério Público Estadual) para avaliar se a Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) cumpriu o compromisso assumido no dia 1º de outubro, de resolver fazer manutenções em atraso para resolver o problema da escuridão em Dourados no prazo de 30 dias. Aos órgãos foram solicitadas informações através do Inquérito Civil n° 06.2018.00002451-8, instaurado no dia 14 de agosto para apurar as causas da precariedade do serviço de iluminação pública com prejuízo à segurança pública dos cidadãos.

Leia também:
-Após prisões, promotor pede ao TCE que apure uso da Cosip em Dourados

Em pedido de providências assinado na quinta-feira (22), o promotor de Justiça Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior determinou que o comandante da Guarda Municipal de Dourados/MS e o 3° BPM (Batalhão de Policia Militar de Dourados) sejam oficiados para que, no prazo de 20 (vinte) dias úteis, realizem a atualização do mapeamento das eventuais localidades onde há iluminação pública deficitária em Dourados, em prejuízo à segurança pública, tendo como base avaliar a alegada reversão parcial do problema pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, conforme o compromisso firmado com o MPE na Ata de Reunião de fls. 162/164. 2.

Estudos técnicos produzidos por essas corporações motivaram a abertura das investigações, após o MPE concluir que “a prefeitura não estaria fornecendo a manutenção da iluminação pública em determinados bairros da cidade, contendo postes com apenas 1 lâmpada funcionando e, as outras nove haviam queimadas há cerca de 10 meses”.

Segundo o MPE, a Guarda Municipal de Dourados encaminhou Boletins de Atendimentos, nos quais constam uma série de locais que se tornaram vulneráveis a criminalidade devido à má manutenção da iluminação pública, bem como o 3° Batalhão de Policia Militar forneceu o levantamento das principais vias do Município de Dourados que apresentam problemas/falta de iluminação pública e que influencia no trabalho dos órgãos de segurança pública.

Em ofício com data de 1º de outubro, o secretário de Serviços Urbanos, Joaquim Soares, alegou trabalhar diariamente dentro da capacidade. Além de informar que foram realizadas licitações para compra de materiais destinados às “manutenções em atraso”, às quais requereu prazo de 30 dias para conclusão, justificou quadro deficitário de servidores para o serviço.

Segundo ele, a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, Dourados conta com um serviço de disque-lâmpadas que dispõe de apenas oito eletricistas com expediente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. (clique aqui para ler mais)

Agora, além de requerer à Guarda Municipal e à Polícia Militar novo estudo técnico para averiguar se a Semsur cumpriu esse compromisso, o promotor de Justiça também determinou que o chefe do Procon informe, em 10 dias úteis, se nos três meses recentes houve eventual registro de reclamação sobre serviço de iluminação pública em Dourados. 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • anna

    anna

    Ao investigar e mapear aproveita e já vai trocando!! Se vocês me arrumar uma escada eu troco, não tem problema!! Não esta pouco o numero de eletricista não? e das 07:30 às 13:30? Por quê eles não trabalha o dia todo, já que no sábado e domingo não trabalham!!

  • DENOVO ISSO

    DENOVO ISSO

    Isso é fácil de verificar, é só informar os parâmetros que foram avaliados.
    Vias principais, praças e escolas.... Pode ser que tenha ocorrido alguma melhoria.
    Mas no geral acompanhe nos comentários da matéria e fica EVIDENTE que de maneira geral, a iluminação publica geral é caótica, muito longe de alcançar
    a nível de RUIM.
    Mas com toda a certeza a ILUMINAÇÃO DE NATAL, deverá ser muito BONITA.
    E nos da população que sofremos com o problema, simplesmente aceitamos.
    Temos que cobrar dos nossos vereadores, presidentes de bairro e principalmente da prefeitura uma posição efetiva nesse problema.

  • Jaison cezar

    Jaison cezar

    Eu tenho um pedido de reparo feito 28/12/17. Até hj o reparo nao foi feito.E em outubro em mais uma ligação a atendente dice q o reparo havia sido executado, então abri outro chamado e eles alegaram terem feito,deve ser p mostrar a MP q estava td resolvido! Vai completar 1 ano, parabéns ao péssimo atendimento...

  • Helbia

    Helbia

    Bom dia!tenho andado por toda cidade só para ver se tal iluminação pública melhou.que vergonha ex foi queimar mais lâmpadas.na minha rua desde o dia 17 fevereiro aguardo a troca de 8 lâmpadas inclusive enfrente minha casa.e olha que liguei muiiiiitas vezes.mas....continuo no aguardo...

  • Anônimo

    Anônimo

    Não resolveram nada! O Parque dos Jequitibas está com problemas de iluminação, já foi solicitado reparo, venceu o prazo e agora ao ligar para cobrar solução, o telefone deles não dá certo.

  • breu

    breu

    melhorou nada,, tô aguardando e pagando desde janeiro e nada, ,até já desisti de ligar .tenho aki pelo menos uns 10 protocolos fora os que me passaram repetidos , #devolvemeudinheiro

  • Marcos

    Marcos

    Aqui no Bairro Chacaras Trevo atrás do Campo Dourado, rua 4 cruzamento com a rua 6, tem 13 lâmpadas queimadas pensa na escuridão, ou seja, precisa melhorar muito pra ficar péssimo o serviço.

  • Angelo pericolo

    Angelo pericolo

    Boa tarde
    Melhorou nada, estamos a 12 dias sem iluminação. Para achar o numero de telefone para pedir o reparo foi um sacrifício. O tal do numero do whatts não funciona e o 342r 8620 estava mudo. Aqui é rua de escola e nem isso ajuda a resolver o problema. É o caos instalado na prefeitura.