Kits merenda serão destinados a alunos de Ceim’s inscritos no Bolsa Família

Distribuição de alimentos foi definida em resolução publicada hoje, assinada pelo secretário de Educação de Dourados, Upiran Jorge Gonçalves da Silva

Kits de merenda foram montados a partir dos itens alimentícios que estavam estocados nas unidades de ensino da rede municipal (Foto: A. Frota)
Kits de merenda foram montados a partir dos itens alimentícios que estavam estocados nas unidades de ensino da rede municipal (Foto: A. Frota)

O secretário de Educação de Dourados, Upiran Jorge Gonçalves da Silva, definiu que a distribuição de kits de merenda, montados a partir dos itens alimentícios que estavam estocados nas unidades de ensino da rede municipal, serão destinados inicialmente aos alunos matriculados nos Centros de Educação Infantil Municipal com cadastro no Programa Bolsa Família. 

Leia também:
-Decreto antecipa férias escolares e suspende contratos temporários de maio

Essa definição consta na Resolução/SEMED nº 042, de 28 de abril de 2020, publicada em edição suplementar do Diário Oficial do Município desta quarta-feira (29). Segundo ela, esses kits referem-se ao período letivo de dois meses.

A publicação define ainda que o Almoxarifado da Secretaria Municipal de Educação fica com a incumbência da devida distribuição dos kits, nos CEIM’s e Conveniadas que recebem recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Além disso, a resolução indica que cabe ao setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação, orientar as unidades escolares, quanto as entregas e distribuição dos referidos kits com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Entre as justificativas elencadas no documento, estão “o disposto no Decreto nº 2.477 de 20 de março de 2020, que declarou situação de emergência no Município de Dourados e definiu medidas de enfrentamento da epidemia do Coronavírus – COVID 19”, e o disposto no art. 2º do Decreto nº 2.463 de 16 de março de 2020, que suspendeu as aulas na Rede Municipal de Ensino por prazo indeterminado.

Além disso, o secretário de Educação citou “a Lei nº 13.987 de 07/04/2020 que autoriza, em razão de situação de emergência ou calamidade pública, em caráter excepcional, a distribuição imediata dos gêneros alimentícios adquiridos com recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica, com acompanhamento do CAE”.

Outros pontos considerados foram a Resolução nº 2 de 09/04/2020, “que dispõe sobre a execução do PNAE durante o período de estado de calamidade pública e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia do novo coronavírus - Covid-19”, e “a excepcionalidade do quadro atual de epidemiologia do Município, que exige uma postura diferenciada e emergencial do poder público, conjuntamente com a determinação da Exma. Prefeita Municipal de Dourados”.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Suzan Kelly dos anjos

    Suzan Kelly dos anjos

    Que dia começa a distribuir as cesta

  • Isabela

    Isabela

    Pois é trabalho de carteira assinada e ñ estou recebendo porque meu contrato foi suspenso também tenho necessidades meu filho estuda na escola pública estou dependendo do governo Federal

  • Edineia  GOMES

    Edineia GOMES

    Pras Escolas municipais da Aldeias pode me enformar se vai ter ???

  • Beatriz

    Beatriz

    Engraçado as outras crianças que a mãe não recebe bolsa família,não come né..Me poupe pura hipocresia...

  • Fernanda

    Fernanda

    Que bênção. É melhor distribuir mesmo. Pq comida guardada estraga e em casa a gente come😋