Laboratório da UFGD analisou mais de mil exames para covid-19

  • Assessoria/HU-UFGD
Equipe do LPCS em plena atividade durante a pandemia; mais de mil análises já foram feitas (Foto: Divulgação/HU-UFGD)
Equipe do LPCS em plena atividade durante a pandemia; mais de mil análises já foram feitas (Foto: Divulgação/HU-UFGD)

Nesses dois meses de funcionamento, o Laboratório de Pesquisas em Ciências da Saúde da UFGD (LPCS/UFGD) analisou mais de mil exames de RT-PCR para covid-19 em Dourados de indígenas, de pacientes do Hospital Universitário (HU-UFGD), de profissionais de saúde de todo o município coletados no Centro de Convivência da Pessoa Idosa e população em geral, com resultados liberados em até 48 horas.

Segundo a coordenadora do local, professora Herintha Coeto Neitzke Abreu, mesmo com a equipe reduzida, os membros efetivos em atividade têm se esforçado, incansavelmente, para que o município receba esses resultados com rapidez.

"Recebemos as amostras já coletadas, ou seja, recebemos as amostras de swab em meio viral e no LPCS realizamos os testes. Inicialmente, é realizada uma primeira etapa de extração do RNA. Depois, a segunda etapa, é de RT-PCR. E por fim, a terceira etapa é de interpretação dos resultados e liberação dos laudos", explicou a professora.

Além das análises dos testes de RT-PCR para covid-19, o laboratório da UFGD também realiza a análise do teste rápido molecular para tuberculose e, conforme a docente, outros diversos testes que são voltados para pesquisa.

Vale ressaltar que nesses 60 dias de atividade, a equipe, junto da reitoria e Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa, contou com a parceria do HU-UFGD, que tem cedido profissionais de saúde para os serviços, além de materiais (como roupas privativas e outros), da Secretaria de Estado de Saúde e do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) na oferta de kits e materiais de consumo.

ANÁLISE DE POSSÍVEIS DOADORES DE ÓRGÃOS

O LPCS também vai atender os hospitais de Dourados para análises de covid-19 de possíveis doadores de órgãos. A equipe analisou recentemente uma amostra de uma criança de 5 anos, provável doadora, através do contato da Central de Transplantes localizada em Campo Grande. A partir de agora, o laboratório da UFGD irá atender as unidades hospitalares do município nas análises para covid-19 de possíveis doadores.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.