Licitação de empresa para resolver caos na iluminação é suspensa às vésperas

Prefeitura de Dourados realizaria na segunda-feira (3) sessão de julgamento das propostas de concorrência com valor de até R$ 3,5 milhões

Licitação suspensa visa contratar empresa para prestar serviços de iluminação pública (Foto: A. Frota)
Licitação suspensa visa contratar empresa para prestar serviços de iluminação pública (Foto: A. Frota)

Agendada para ter as propostas abertas às 8h de segunda-feira (3), a licitação aberta pela Prefeitura de Dourados para contratação de empresa especializada para prestação de serviços de iluminação pública no município foi suspensa às vésperas de acontecer.   O valor estimado no edital é de R$ 3.538.900,14 e prevê contrato com prazo de 12 meses.

No Diário Oficial do Município desta sexta-feira (31), aviso de suspensão assinado um dia antes por Duhan Tramarin Sgaravatti, diretor do Departamento de Licitação, informa que a Concorrência nº 5/2019 fica suspensa até ulterior deliberação. 

“O referido ato atende solicitação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, órgão requisitante, formalizada através da Comunicação Interna nº 124/2020 e se dá pela necessidade da análise de aspectos técnicos do procedimento licitatório e, se for o caso, a readequação dos termos que compõe o edital”, justifica a publicação.

Do tipo técnica e preço, de participação aberta, a Concorrência nº 5/2019, referente ao Processo nº 374/2019, visa a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de iluminação pública no Município de Dourados-MS, compreendendo a execução de serviços de manutenção corretiva e preventiva, gerenciamento, cadastro do sistema de iluminação pública e ornamental, obras de melhorias e ampliações, incluindo o fornecimento dos materiais, mão de obra e equipamentos necessários.  (saiba mais)

Essa licitação foi lançada depois que o juiz José Domingues Filho proibiu a Prefeitura de Dourados de desvincular receitas da Cosip (Contribuição para o Custeio de Iluminação Pública) para outras finalidades. Em sentença proferida dia 6 de novembro de 2019, o magistrado também ordenou que a administração municipal faça levantamento documental e geográfico da situação de deficiência da rede de iluminação pública por bairros a cada dois meses. 

Titular da 6ª Vara Cível de Dourados, ele acatou pedido feito pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual) na Ação Civil Pública número 0900092-73.2019.8.12.0002 e determinou que a prefeitura, com o diagnóstico completo da situação, apresente plano de atendimento às demandas do setor diretamente à Promotoria de Justiça a cada quatro meses. (relembre)

Conforme dados do Portal da Transparência do Município, durante o ano passado a Prefeitura de Dourados arrecadou R$ 17.748.972,55 com a Cosip. Os dados revelam que os valores obtidos mensalmente com essa taxa embutida nas contas de energia elétrica durante o ano passado variaram entre R$ 1,2 milhão e R$ 1,6 milhão. 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • normal

    normal

    e assim segue o fluxo, vão protelando, e passando o tempo,daqui a pouco abre-se novamente, e aí entra o MP, e embarga , e quando se vê chega dezembro e nada de iluminação,, aqui no minha rua já são três queimadas das cinco que têm,, eu já reclamei várias vezes desde dezembro de 2017,,,quando era só uma,, desisti. mas não esqueci,