Mães reclamam da falta de vacina pentavalente nos postos de saúde de Dourados

Apenas uma pequena quantidade está sendo enviada ao município e não há previsão para formalizar a situação, informou a Secretária de Saúde.

  • Karol Chicoski
A vacina pentavalente está no calendário vacinal obrigatório dos bebês (Foto: Semuc/Divulgação)
A vacina pentavalente está no calendário vacinal obrigatório dos bebês (Foto: Semuc/Divulgação)

Mães de Dourados estão reclamando da falta de vacina pentavalente nos postos de saúde da cidade. Uma das mães relatou à 94FM, nesta quarta-feira (25), que não tem condições de pagar a vacina em clínicas particulares, já que cada aplicação custa R$ 280, e as crianças devem tomar 3 doses, aos 2, 4 e 6 meses de idade.

A vacina pentavalente, que está no calendário vacinal obrigatório dos bebês, imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B. 

Saiba mais: 
Posto suspende serviços por falta de materiais de saúde em Dourados

Questionada pela reportagem da 94FM sobre a escassez da pentavalente, a Secretária Municipal de Saúde disse que a vacina está em falta no Brasil inteiro e, que apenas uma pequena quantidade está sendo enviada ao município pelo Ministério da Saúde e não há previsão para formalizar a situação. 

No início de abril, o Ministério da Saúde havia informado que no Brasil tem 10,3 milhões de doses aguardando a finalização de trâmites administrativos para liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.