Marçal lamenta decisão da prefeitura de cortar plantões odontológicos noturnos

Departamento de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde determinou fim de atendimentos em três unidades de bairros

Vereador Marçal Filho afirma que população é penalizada com corte de atendimentos ( Foto: Éder Gonçalves)
Vereador Marçal Filho afirma que população é penalizada com corte de atendimentos ( Foto: Éder Gonçalves)

A Prefeitura de Dourados determinou o corte de plantões odontológicos noturnos nas unidades de saúde da Seleta, do Parque das Nações I e de Vila Vargas. Essa decisão foi comunicada segunda-feira (16) pelo Departamento de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde.

Em comunicação interna assinada por Silvia Alessandra Perotti, a qual teve acesso a reportagem da 94FM, as gerências dessas unidades de saúde são informadas que a partir do próximo dia 23 os plantões de odontologia não serão mais oferecidos.

A única justificativa apresentada é a "baixa procura pelo atendimento odontológico no período no noturno" e o fato de que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 Horas oferta esse tipo de atendimento de urgência.

"Eu lamento essa decisão da prefeitura de tirar plantões noturnos de dentistas nessas localidades porque quem sofre com esse tipo de iniciativa é a população", afirma o vereador Marçal Filho (PSDB).

Em setembro, o parlamentar sugeriu à Secretaria Municipal de Saúde que mantenha em funcionamento os postos de saúde desses bairros mesmo nos feriados, porque considera ser prejudicial às pessoas não dispor de atendimento médico nas proximidades de onde moram.

"Quem mais sofre em período de feriadão são as famílias mais pobres. Muita gente não dispõe de carro e levar um ente enfermo de bicicleta, por exemplo, é uma tortura, principalmente quem mora em bairros distantes da UPA, como Jardim Novo Horizonte, a 9 quilômetros, Monte Carlo, a 12 quilômetros,  Laranja Doce, a 11 quilômetros. Ônibus no feriadão tem frota reduzida e torna-se moroso usar esse meio de transporte", pontuou Marçal na ocasião.

Agora, com o corte de plantões odontológicos noturnos na Seleta, no Parque das Nações I e em Vila Vargas, mais uma vez a administração municipal penaliza os moradores de Dourados que possam necessitar de um atendimento urgente, já que somente a UPA, distante dessas localidades, seguirá como alternativa.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Thiago

    Thiago

    E o pagamento do restante dos servidores, que ficou para cair dia 20 até agora não tem nada na minha conta.

  • Mirela benites

    Mirela benites

    Isso é um absurdo por que pagamos nossos imposto em dia tudo que é cobrado da população e nem atendimento a gente eles nao querem dar já nao basta tantos posto de saude sem médico agora querem jogá todo lá pro upa um absurdo revoltante