MPE aponta irregularidades generalizadas e apura ato de improbidade administrativa

Operação de busca a apreensão realizada nas dependências da Prefeitura de Dourados foi motivada por ação civil pública que denuncia contratação de professores temporários

Gaeco apreendeu caixas com documentos nas dependências da Prefeitura de Dourados nesta segunda-feira (Foto: Eliel Oliveira)
Gaeco apreendeu caixas com documentos nas dependências da Prefeitura de Dourados nesta segunda-feira (Foto: Eliel Oliveira)

A Operação Volta às Aulas, desencadeada nesta segunda-feira (5) pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) com mandados de busca e apreensão nas dependências da Prefeitura de Dourados, foi motivada por suspeitas de "irregularidades generalizadas na gestão de pessoal" e de improbidade administrativa praticada, em tese, pelo alto escalão da administração pública municipal.

Leia mais:

-Ordem judicial inclui acesso a conteúdo de e-mails funcionais em secretaria

Por meio da Ação Civil Pública que tramita sob o número 0809414-80.2017.8.12.0002 na 6ª Vara Cível da Comarca, o MPE-MS (Ministério Público Estadual) já acusa a prefeitura de irregularidades na contratação de professores temporários.  E na mais recente movimentação desse processo, datada de 31 de janeiro, o promotor Eteocles Brito Mendonça Dias Júnior informou que nova investigação seria aberta.

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Conforme o documento ao qual teve acesso a 94FM, ele afirmou ao juiz José Domingues Filho que remeteria cópia integral da ação civil pública ao titular da 16ª Promotoria de Justiça da Comarca, que atua na defesa do patrimônio público e social, "para averiguação de eventual prática de ato de improbidade administrativa (art. 11 da Lei n. 8429/92) praticado, em tese, pela senhora Prefeita Municipal, pela Senhora Secretária Municipal de Educação, e pela senhora Procuradora-Geral do Município".

Isso porque no decorrer do processo que aponta irregularidades na contratação temporária de professores, a administração municipal não apresentou os documentos exigidos pela própria Justiça com informações sobre o número de vagas puras que poderiam ser ocupadas por educadores aprovados em concurso público. Por esse motivo, chegou a ser repreendida pela juíza Dileta Terezinha Souza Thomaz, que estava à frente da 6ª Vara Cível em substituição legal.

Documentos foram apreendidos pelo Gaeco na Prefeitura de Dourados (Foto: Eliel Oliveira)
Documentos foram apreendidos pelo Gaeco na Prefeitura de Dourados (Foto: Eliel Oliveira)

IRREGULARIDADES GENERALIZADAS

No dia 19 passado a magistrada negou pedido da procuradoria do município para derrubar a suspensão do processo seletivo que visava contratação de professores temporários. Em sua decisão, Dileta pontuou que a administração municipal havia desrespeitado novamente ordem judicial "e não apresentou o relatório de vagas puras existentes na municipalidade, como já determinado na decisão inicial, muito menos atendeu o que estava disposto no acordo firmado".

Após esse despacho, o MPE foi intimado a manifestar-se, ocasião em que o promotor Eteocles Brito Mendonça Dias Júnior criticou a desobediência da prefeitura e destacou que "tal circunstância somente corrobora a tese da existência de irregularidades generalizadas na gestão de pessoal perante a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados, as quais se visa coibir com a presente ação (sic)".

Além de apontar que as informações apresentadas pela administração municipal "mostram-se contraditórias e não se sustentam", o promotor informou a Justiça sobre a abertura de apuração para apurar eventual prática de improbidade administrativa por parte da prefeita Délia Razuk (PR), da secretaria municipal de Educação, Denise Portolan de Moura Martins, e pela procuradora-geral do município, Lourdes Peres Benaduce.

PROFISSIONAIS DE MAGISTÉRIO

Para justificar a suspeita de "irregularidades generalizadas na gestão de pessoal", o MPE citou relatório confeccionado pelo RH da Secretaria de Administração, que aponta a existência de 1.444 profissionais de magistério efetivos na administração pública municipal, enquanto os contratados até o final de 2017 somavam 1.525.

Além disso, o órgão estadual apurou que 201 desses profissionais estavam reabilitados ou afastados, motivo pelo qual apresentou questionamento à Justiça: "se apenas 201 (duzentos e um) profissionais efetivos eram passíveis de ser substituídos por contratados, nos moldes do que dispõe o tão propalado art. 59, da Lei 118/2007, como justificar a celebração de 1.525 contratos temporários? Em outras palavras: qual a hipótese legal da contratação do excedente, aproximadamente 1.324 profissionais que atuaram em 2017?".

SUPRIR AUSÊNCIAS

O promotor de Justiça questionou ainda a manifestação da prefeitura sobre a necessidade de contratar aproximadamente 1.000 profissionais "para suprir as ausências de profissionais em licenças das mais diversas naturezas legalmente previstas (inclusive, para demonstrar isso, junta-se aos autos as licenças já requeridas) e as eventuais "vagas puras" nas condições antes declinadas", a fim de que se pudesse dar início ao no letivo.

Ele citou ter apurado, "em uma análise superficial da documentação utilizada como subsídio", que "das listas apresentadas, apenas 83 (oitenta e três) profissionais da educação estariam afastados após a primeira quinzena de fevereiro, início do ano letivo".

"Se o Município de Dourados reconhece a necessidade de contratação de 1.000 (mil) profissionais e destes apenas 83 (oitenta e três) se enquadrariam na primeira hipótese, por óbvio que o remanescente somente poderia se amoldar à segunda possibilidade, o que não justificaria a contratação haja vista a existência de grande número de candidatos aprovados em concurso, aguardando nomeação", pontuou.

CONTRATOS PRECÁRIOS

Ao mencionar "o quadro de cargos previsto na lei de regência", o promotor disse ter verificado "a existência de 2.198 (dois mil cento e noventa e oito) cargos previstos em lei para o magistério municipal, indígena ou não".

"Veja-se: se há no Município 2.198 (dois mil cento e noventa e oito) cargos, e destes apenas 1.444 (um mil quatrocentos e quarenta e quatro cargos) foram providos, nos parece inequívoca a existência de, no mínimo, 754 (setecentas e cinquenta e quatro) vagas puras a serem ocupadas por servidores efetivos, e que atualmente tenta o requerido preencher com contratos precários", ponderou o promotor de Justiça.

OUTRO LADO

Em nota de esclarecimento divulgada logo após a operação desencadeada pelo Gaeco nas dependências da Secretaria Municipal de Educação e no Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração, a Prefeitura de Dourados informou que a prefeita "recebeu com naturalidade a presença" dos investigadores.

"Queremos o esclarecimentos dos fatos e, acima de tudo, cumprir estritamente a lei (sic)", disse Délia. "Estamos prestando todas as informações para que as investigações sejam concluídas com sucesso", acrescentou. A gestora garantiu ainda "que o ano letivo vai começar no dia 15 de fevereiro, sem prejuízo aos alunos e profissionais da Educação".

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Célia

    Célia

    É, o que nós de Dourados temos que fazer é já iniciar uma ampla campanha contra a candidatura de qualquer membro da família Razuk em Mato Grosso do Sul. Já deixando bem claro para a atual prefeita, que ninguém da família dela será eleito nesse estado, para que ela entenda que foi a responsável pelo fim da vida política dos Razuk em MAS. Quem sabe ela passa a administrar melhor a cidade é sobrar um mínimo de dignidade em sua vida política. Senhora Delia, pense no futuro, na vergonha que será para seus netos saberem que são descendentes da pior administração política do município. Terão que se mudar de cidade.

  • Rodrigo Junior

    Rodrigo Junior

    o MP tem que dar uma olhada tbm lá na lavanderia da prefeitura na PHAC, tem muita coisa errada lá.

  • Antonio

    Antonio

    Pedimos encarecidamente que o Ministério Público estenda essa ação para as demais secretarias e setores. Somente para elucidar melhor, de acordo com o Portal da Transparência, são mais de 500 "comissionados", e aproximadamente 50 em alguns setores da política de assistência social. Na saúde, mais de 70 "comissionados". Se for fazer uma pesquisa "pente fino", esses números aumentarão drasticamente.Todos que foram aprovados e aguardam sua nomeação clamam pela efetivação de seus direitos, bem como a população, a qual não merece um serviço sucateado.

  • Regys Oliver

    Regys Oliver

    Então, No mandato "TAMPÃO FOI INDOLATRADA " Salvadora da pátria", dando 100% de aumento na folha do Servidor.,transformando assim em seus cabos eleitorais, Algúem já sabe aquela História que o Deputado Morreu e foi conhecer o Céu e o Inferno?, e depois da visita voltou e preferiu o inferno porque lá rolava a festa , Só não sabia que era apenas campanha eleitoral, realidade foi diferente... mesmo coisa em Dourados..MS... o Eleitor é o grande culpado,

  • Rodrigo

    Rodrigo

    Com certeza outros setores merecem atenção tbem, vejamos os de TEC ADM. como venho dizendo a tempos, 10 dos que foram convocados não assumiram, 03 ja pediram pra vazar, ou seja, são 13 vagas puras em aberto, e ai Dona Délia? como fica? Wo MP, vamos dar uma olhada nos outros setores tbem, na Saúde tenho certeza que tem um monte desses casos, vamos acabar com esses DGA, nada contra, mas é que fiz o concurso, fui aprovado e estou desempregado, os aprovados merecem prioridade. #GAECOVAMOSINVESTIGAR.

  • José

    José

    O jargão ... Que saudade do Murilo..... Começa a engrossar o coro dos servidores. O pior de tudo é saber que ate borracheiro e dono de buteco, em nome de virtual e futura candidatura parental, estariam sendo arregimentados sobre o disfarce de mao de obra especializada, quando nao passa de uma manobra para oficializar e com dinheiro público, a contataçao nao de servico especializado, mas de cabos eleitorais. Mas como dizia no audio vazado para a mídia de Cristiane(quase ministra)Brasil: se eu nao me eleger voces prrderao o emprego. Neste caso, se determibado rebento nao chegar à Assembléia, o MP nao precisará pedir que seja rompidos certos contratos pois a falta de exito na eleicao a deputado do mesmo rebento garantirá imediato pedido de demissoes..... Vai vendo. Enquanto isso, donos de mecânica de suspensao com sorrisao na boca de tanto servico causado pela buraqueira crônica. Mas como diria certo imperador.... E aos tolos daremos o circo! Quem escolheu esta gestao que a aguente assim como os que foram em caminho contrário. Antes que me esqueça... Um certo secretario estufou o peito em uma entrevista e disse que o salario seria pago em dia a partir deste mes..... A gestao esta cheia de comediantes e de piada de mal gosto como essa do Sec de Financas.

  • Dulci Gonçalves

    Dulci Gonçalves

    Genival Valeretto, vc falou tudo. MP, o concurso do Tec. Administrativo, está igual ao da Educação, as Secretarias estão super lotadas de comissionados e como vamos ficar????? Não concordo, acredito que o direito é nosso e não do pessoal que trabalhou em politica. De uma atenção para nos também. Verifiquem as secretarias, são poucos os concursados. Estou de olho, até agora a Prefeita só está enrolando, chamou uns do Administrativo, cade o restante da vaga pura e ficou caladinha com os comissionados (cabos eleitorais dela, sem qualificação).

  • Jarbas J. Pereira

    Jarbas J. Pereira

    A impressão que dá é que as coisas só estão erradas nesta gestão e que os anos anteriores não houve erros e nem malandragem e tudo foi uma maravilha kkkk

  • Leonardo

    Leonardo

    GAECOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.....VAAAAAAAI NAAAAA SAÚDEEEEEEE!VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE- VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE- VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE- VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE- VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE - VAI NA SAÚDE-

  • Genival Valeretto

    Genival Valeretto

    A prefeita Delia começou a administração errado, onde nomeou diversas pessoas somente por gratidão politica, Candidatos a vereador, cabos eleitorais, cambistas, sem observar a qualificação dessas pessoas, temos alguns cargos de confiança em Dourados ocupados por semi analfabetos. Outros cargos ocupados por pessoas sem proficiência nenhuma.Assim não tem administração que consiga cuidar de uma cidade como Dourados. Vamos organizar essa casa dona Delia Razuk, chega de clube da Luluzinha.

  • BRUNO

    BRUNO

    Engraçado né cadê os vereadores será que para resolver uma administração ruim da DA PREFEITURA E A segunda maior cidade do estado tem que vir A POLÍCIA resolver o esse câncer chamado política GENTE VAMOS LARGAR A MÃO DE SER BURROS A DÉLIA SÓ TEM QUE FICAR SÓ ESSA BOSTA DE MANDATO DELA POIS DOURADOS ESTÁ UMA VERDADEIRA ZONA

  • PAULO

    PAULO

    A Prefeita alegou ter de cumprir outras normas legais, tais como o limite de gastos com pagamento de pessoal. Fica a pergunta, se ela está preocupada com o limite de pagamento de pessoal como seria o PAGAMENTO dos cerca de1000 (mil) contratados ou seriam contratos para trabalho voluntário ou de caridade??? Ora Senhora Prefeita, se não tem como nomear não tem como contratar!

  • Sérgio de Paulo

    Sérgio de Paulo

    Pede pra sair Délia, vc juntamente com seu marido não são capazes de administrar Dourados.