MP recomenda suspensão do adicional de operações especiais na Guarda Municipal

Promotor de Justiça informa que pagamento exclusivo para agente que atua sob o risco de vida tem sido feito de forma indiscriminada para toda corporação

Promotoria de Justiça alerta que adicional só deve ser pago para agente da GM que atua sob risco de vida (Foto: A. Frota)
Promotoria de Justiça alerta que adicional só deve ser pago para agente da GM que atua sob risco de vida (Foto: A. Frota)

Recomendação do MPE-MS (Ministério Público Estadual) direcionada ao comando da Guarda Municipal de Dourados prevê que a corporação "se abstenha de efetuar o pagamento do adicional de operações especiais indiscriminadamente a todos os agentes". O objetivo, segundo a publicação, é "evitar eventuais demandas judiciais para a responsabilização das autoridades competentes".

Leia também:

-Promotor confirma autoridade da Guarda Municipal no trânsito e arquiva apuração

-Após acordo judicial, prefeitura convoca aprovados para a Guarda Municipal

Assinada no dia 5 de setembro pelo promotor Ricardo Rotunno, titular da 16ª Promotoria de Justiça da comarca, que atua em defesa do patrimônio público e social, a Recomendação número 0009/2017/16PJ/DOS só foi publicada na edição da próxima segunda-feira (16) do Diário Oficial do órgão, já disponível na internet.

O MPE estabelece prazo de 10 dias úteis, a contar do recebimento da recomendação, para que as autoridades respondam se acolherão ou não o recomendado, "devendo ser encaminhados, fundamentadamente, os motivos de eventual recusa, na forma do disposto no artigo 27, parágrafo único, inciso IV, da Lei n. 8.625/93, e no artigo 45, parágrafo único, da Resolução n. 015/2007-PGJ/MS, sob pena da adoção das medidas judiciais cabíveis".

RISCO DE VIDA

Dentre as justificativas apresentadas pelo promotor, consta a instauração, no dia 8 de julho de 2015, do Inquérito Civil número 02/2015/PJPPS/DD, "visando apurar eventuais irregularidades no âmbito da Guarda Municipal de Dourados/MS, no que se refere ao pagamento indevido de adicional de operações especiais a alguns servidores".

De acordo com o MPE, "o adicional especial compensa os membros da Guarda Municipal que exercem suas funções em condições especiais, sob o risco de vida e prestação efetiva ou potencial em horário noturno, como dispõe o art. 68, da Lei Complementar Municipal n. 121/2007".

PAGAMENTO INDISCRIMINADO

Contudo, o órgão informa que através das oitivas realizadas durante o inquérito, "foi possível constatar que todos os servidores lotados na Guarda Municipal de Dourados recebem o adicional de operações especiais, independente da função que exercem ou da permanência a exposição de a perigo ou a serviço noturno".

Por considerar "que o pagamento de tal adicional a todos os agentes da Guarda Municipal, indiscriminadamente, viola o dispositivo legal supramencionado [art. 68, da Lei Complementar Municipal n. 121/2007]", o titular da 16ª Promotoria de Justiça da comarca avalia haver caracterizado "conduta lesiva ao erário", razão pela qual "eventuais responsáveis e beneficiários da irregularidade podem ser responsabilizados por ato de improbidade administrativa".

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Diante dessas constatações, o MPE recomendou ao comando da Guarda Municipal de Dourados, atualmente sob responsabilidade de Silvio Reginaldo Peres, "que se abstenha de efetuar o pagamento do adicional de operações especiais indiscriminadamente a todos os agentes da Guarda Municipal, somente retomando o pagamento de valores após realizado levantamento acerca daqueles que realmente fazem jus à benesse".

"A ausência de observância das medidas enunciadas impulsionará o Ministério Público Estadual a adotar as providências judiciais e extrajudiciais pertinentes para garantir a prevalência das normas de proteção ao patrimônio público e social de que trata esta recomendação", alerta o promotor.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • DELEGADO MATIAS 02

    DELEGADO MATIAS 02

    TA CERTO , MUITO BEM PARABENS PROMOTOR

  • wilson americo

    wilson americo

    GUARDA MUNICIPAL EM DOURADOS !!!!!!! DEVERÍAMOS CHAMA LOS DE POLICIA MUNICIPAL .,um exemplo de instituição de segurança publica .....

  • Joao F.

    Joao F.

    Parabéns Promotor!Nossa prefeitura agradece, temos que usar o dinheiro de forma responsável, vários atacando nossa querida prefeita, e recebendo valores indevidos.Ponham-se no lugar, esses que só sabem reclamar, e parem de ficar falando dos comissionados, pois, essa gestão não foi eleita apenas com voto de efetivos.

  • joão

    joão

    parabensssss... senhor promotor.. tem q receber quem realmente se exponhe e faz juz ao pagamento ... certos ñ deveriam pois somente faz serviço burocratico..quarda municipal ñ é policia militar... e alem ja recebem muito bem..parabens senhor promotor pela ATITUDE

  • SANTOS

    SANTOS

    CARO SENHOR PROMOTOR, COM TODO RESPEITO E QUEM SOU EU PARA ENSINAR O SENHOR A FAZER O SEU TRABALHO...MAS VEJA COMO A FOLHA DE PAGAMENTO DA PREFEITURA ESTA ESTOURADA O SENHOR NÃO ACHA MELHOR REVER OS CARGOS COMISSIONADOS EM VEZ DE MEXER NO SALARIO DE QUEM ESTA TRABALHANDO E AO MENOS SE CAPACITOU PARA ESTAR EM SUA DETERMINADA FUNÇÃO?VEJA QUE O FUNCIONALISMO ESTA A 03 ANOS SEM AO MENOS A REPOSIÇÃO DA INFLAÇÃO ANUAL E A EDUCAÇÃO ESTA COM 30 PORCENTO EM GREVE...TRABALHO NA PREFEITURA E NA MINHA SECRETARIA TEM UMA SALA QUE NÃO CABE MAIS GENTE...O QUE O SENHOR ACHA?