Ônibus do município param na volta às aulas e secretário pede exoneração

Nenhum ônibus da frota municipal rodou nesta terça-feira por falta de manutenção e 800 crianças ficaram sem transporte escolar na volta às aulas

Upiran entregou carta com pedido de exoneração à prefeita Délia (Foto: A. Frota)
Upiran entregou carta com pedido de exoneração à prefeita Délia (Foto: A. Frota)

O secretário de Educação de Dourados, Upiran Jorge Gonçalves da Silva, informou ter entregue uma carta de demissão à prefeita Délia Razuk (sem partido). Nesta terça-feira (16), quando as aulas da rede municipal foram reiniciadas após 15 dias de férias, ônibus escolares do município não transportaram estudantes por falta de manutenção. Mas o gestor diz que seu pedido de exoneração não tem relação com isso e alega questões de saúde. 

A 94FM apurou que nenhuma das linhas próprias atendidas pelos 15 ônibus da frota municipal foi feita hoje porque os veículos, dois deles reserva, não receberam a revisão geral. Isso deixou aproximadamente 800 crianças sem transporte escolar.

No entanto, o secretário de Educação afirma que o pedido de exoneração é por motivos pessoais. “Tenho questão de saúde, temos nossos limites”, revelou à 94FM nesta tarde.

Upiran foi o quarto secretário de Educação nomeado na atual gestão, desde 2017, e atualmente também acumula o comando da Funed (Fundação de Esportes de Dourados), que precisou ser desalojada de sua sede no Estádio Frédis Saldivar, o Douradão, após interdição total da estrutura por problemas elétricos.

No cargo desde o dia 5 de março de 2018, Upiran avalia ter cumprido o dever. “Eu tenho consciência do dever cumprido. Fiz tudo quanto foi possível, tudo quanto esteve ao meu alcance, da melhor maneira possível. Evidente que não é possível agradar a gregos e troianos ao mesmo tempo”, ponderou.

“Vou permanecer a disposição da prefeita até a gente verificar quem efetivamente possa assumir, para ver como dá para fazer. Vamos continuar respondendo lá enquanto não definir, mas ela evidentemente tem muita gente competente para assumir isso”, acrescentou.

Sobre o problema que deixou 800 estudantes sem transporte escolar no dia da volta às aulas, o secretário disse acreditar que tudo será resolvido em breve. “Tivemos pequenos problemas na manutenção dos ônibus de frota própria, mas também está encaminhado o processo necessário, acredito que não haverá maiores consequências”, minimizou.

Quando iniciou seu mandato, em 1º de janeiro de 2017, a prefeita Délia Razuk, então no PR, nomeou Audrey da Silva Milan Conti para Secretaria de Educação. Contudo, ela pediu exoneração em março daquele mesmo ano e foi substituída por Denize Portolann de Moura Martins.

Denize permaneceu no cargo até fevereiro do ano seguinte, quando Renato Marin Machado Faria, professor efetivo há 18 anos da rede municipal de ensino, foi nomeado. Mas ele pediu demissão à prefeita no dia 2 de março de 2018. 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Jurandir

    Jurandir

    São salários atrasando, Prefeitura gastando mais do que arrecada, Ônibus que carrega alunos parado sem manutenção, Iluminação pública uma porcarias, Ruas cheias de Buraco. Gestão fazendo e desfazendo todos os dias no Diário Oficial. Vamos para Onde mesmo com Tudo isso. Secretario Pulando do Barco antes que tudo venha a pique e afunde. Tá uma Maravilha né povão

  • luiz carlos cardoso palacios

    luiz carlos cardoso palacios

    HUMMMMM....SEI NÃO...MUITO ESTRANHO ESTA DEBANDA DE SECRETARIOS
    PULANDO DO BARCO.....
    VEM TIJOLO QUENTE POR AIIII....

  • Sandra

    Sandra

    E o trem está desgovernado. Já despencou na ribanceira. Estamos perdidos.