Procon divulga pesquisa de mensalidade escolar em Dourados

  • Assessoria/Prefeitura de Dourados
Principais variações entre menor e maior preço (Foto: Divulgação)
Principais variações entre menor e maior preço (Foto: Divulgação)

A Prefeitura  de Dourados, por intermédio do PROCON – Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou pesquisa comparativa de preços da mensalidade Escolar de 14 séries ( Infantil ao Ensino Médio) em  09 (nove) estabelecimentos de Ensino da cidade de Dourados, coletados no dia 15 de JANEIRO de 2021.

Orientações com base no Código de Defesa do Consumidor

A prestação de serviços educacionais deve ser, em primeiro lugar, baseada na confiança e na transparência, basicamente porque é uma relação permanente e contínua entre as partes. Com o intuito de resguardar e prevenir eventuais problemas em prejuízo do próprio aluno torna-se fundamental que alguns pontos sejam claros para um relacionamento harmonioso entre pais, alunos e estabelecimento.

1º – Não devem pairar dúvidas sobre o preço, descontos e multas incidentes sobre as parcelas, sistema de avaliação, sanções disciplinares, dentre outros. Os problemas oriundos de eventuais questões discriminatórias, de qualquer natureza (raça, religião, cor, nacionalidade, doença, deficiência, condição sócio-econômica, etc), devem ser prontamente resolvidos, no âmbito escolar e doméstico.

2º – O contrato escrito é imprescindível, devendo ser lido, entendido, datado, assinado e não deve apresentar espaços em branco (sem preenchimento). Uma das vias deve ficar em poder do responsável, e a outra com a escola. Os pais devem guardar a documentação do aluno, inclusivo comprovante dos pagamentos realizados.

3º – A participação dos pais nas reuniões de classe e eventos sociais também ser reveste de grande importância e, nessas oportunidades, pode ser formada comissão de pais para representação junto à direção da escola.  A Secretaria de Educação, por meio das Delegacias de Ensino (1º e 2º graus) e o MEC (3º grau), são os órgãos competentes para acompanhar e julgar processos envolvendo questões pedagógicas.

O PROCON de Dourados informa que o objetivo da pesquisa é esclarecer o público e que os seus resultados não poderão ser utilizados para fins publicitários.

Veja a pesquisa completa aqui!

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Ana Claudia

    Ana Claudia

    Creio eu que o cidadão já sabe da roubalheira dos valores absurdo em tudo e então porque não há uma lei que os preços tem que ser o mesmo em todos os estabelecimento!!
    Você tem que ficar pulando de galho em galho porque numa loja o apontador esta um real e no outro a borracha esta mais barata e no outro o mercado o caderno esta mais barato, não tenho tempo gente! A gente acaba levando fumo porque acaba obrigado a comprar em um só lugar !!!