Procurador municipal associa buracos em Dourados a ‘ações hostis’ da população

Ele também diz que tapa-buracos enfrenta como problemas “a imprevisibilidade das condições climáticas” e as “intervenções da SANESUL”

Buraqueira nas ruas de Dourados motiva investigação do MPE (Foto: André Bento)
Buraqueira nas ruas de Dourados motiva investigação do MPE (Foto: André Bento)

Servidor de confiança da prefeita Délia Razuk (PR), o procurador-geral do município, Sérgio Henrique Pereira Martins de Araújo, considera que “ações hostis da própria população” de Dourados dificultam a recuperação das esburacadas ruas da cidade. Somado a esse fator, ele também menciona “a imprevisibilidade das condições climáticas” e as “intervenções da SANESUL”, Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul.

Leia também:
-Prefeitura recorre para não pagar dano causado por buraco e condenação dobra 
-Com ruas esburacadas, gestão Délia deu quase um mês de folga ao tapa-buracos

As considerações do procurador foram relatadas em ofício enviado ao MPE-MS (Ministério Público Estadual) no dia 24 de janeiro. Nessa oportunidade, ele respondia ao promotor Amílcar Araújo Carneiro Júnior questionamentos sobre o tapa-buracos realizado na cidade. Essa troca de correspondências integra o Inquérito Civil número 06.2017.00001095-3.

Na resposta ao MPE, o procurador-geral do município endereçou argumentações das secretarias municipais de Serviços Urbanos e de Obras Públicas, sobre como é executado o serviço para recuperação da castigada malha viária da cidade. Porém, ele fez suas próprias considerações ao promotor de Justiça.

“As respostas, embora em apertada síntese, trazem objetivamente o alcance do trabalho desenvolvido pela administração municipal, não especificando, porém, problemas diversos em sua execução, como a imprevisibilidade das condições climáticas, as ações hostis da própria população, intervenções da SANESUL no desenvolvimento de seus trabalhos, todos impactando diretamente na já combalida malha viária municipal”, pontuou Sérgio Henrique Pereira Martins de Araújo.

Afirmações constam em ofício enviado pelo procurador-geral do município ao MPE (Foto: Reprodução)
Afirmações constam em ofício enviado pelo procurador-geral do município ao MPE (Foto: Reprodução)
Instaurado originalmente no dia 22 de junho de 2017 pela 11ª Promotoria de Justiça da comarca, esse inquérito apura “a ocorrência de irregularidade urbanística consistente na falta de manutenção da pavimentação asfáltica das vias públicas da cidade de Dourados/MS, que estão sendo tomadas de buracos e deformidades tornando as ruas intransitáveis e obstaculizando o tráfego de veículos no município, bem como atentando contra a própria dignidade física dos munícipes, bem como colher informações, depoimentos, documentos e outras provas para elucidação da verdade, adequação dos fatos à legislação em vigor e eventual imposição das penalidades legais”.

Em uma de suas mais recentes movimentações, esse procedimento resultou em outro ofício, entregue em mãos à prefeita Délia Razuk no dia 15 de janeiro, com prazo de 15 dias úteis para execução, “por meio do corpo técnico de servidores municipais capacitados, um plano específico de gestão de manutenção e conservação das vias públicas”. (clique aqui para ler mais)

Nesse documento o MPE orientou a prefeita a apresentar, no plano, os métodos e meios para identificação dos problemas; os recursos financeiros (equacionamento dos recursos), materiais e humanos a serem utilizados; os procedimentos técnicos a serem adotados no processo executivo; a qualidade dos materiais; a metodologia de avaliação, controle e fiscalização; o cronograma de atuação; a capacitação dos agentes envolvidos; e o esquema de controle e planejamento de tráfego durante as atividades. 


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • cleo

    cleo

    concordo Alexandre?.. açoes hostis??? que palhacada e esta? o abandono esta geral, aos arredores do pqe do lago, tem mais de 3 boeiros, abertos ha meses, esta um perigo so.... esta e boa açoes hostis, sao os roubos na cara dura dos coitados.

  • VANDERLEI DE JESUS ALVES

    VANDERLEI DE JESUS ALVES

    Esse PROCURADOR como toda administração Municipal é simplesmente UM LIXO! Mas vai melhorar, agora temos UM deputado estadual: NENO RAZUK!
    Kkkkkkk

  • Alexandre

    Alexandre

    Solicito ao procurador geral que por favor nos descreva com clareza quais são as "ações hostis" que a população comete de modo a destruir o asfalto. Afinal, não entendo como pagamento de impostos e circular em vias pode ser um ato hostil.

  • Michael

    Michael

    É falta de compromisso da tia Dede mesmo...se fez de legal quando assumiu interinamente a prefeitura para mostra as garras....o tal procurador não necessita de serviços essenciais por isso fala merdasss

  • Vagner Rodrigues Pavão

    Vagner Rodrigues Pavão

    procurador-geral do município, Sérgio Henrique Pereira não venha com mímimi de ações hostis da população.
    O fato é o seguinte , vocês pagam milhões para empreiteiras fazerem um serviço que não vale nada.pagam milhões por alguns metros de pedra brita mistumisturada com CBUQ. Não é feito um preparo para efetuar serviço, não é compactado e não tem garantia....procurador nao fala o que não deve, jogar a culpa na população , não é a população que recebe a propina, ela paga o serviço, e caro.
    Outra coisa já ouviu falar em serviço com qualidade e garantia.acho que não, porque essa porcaria de engana buraco que vcs estão fazendo não aguenta 15 dias de seca quanto mais 01 chuva.

  • Adeilton

    Adeilton

    A gente paga um monte de imposto e a culpa ainda é nossa .... não entendi

  • diego

    diego

    Impressionante como a população da rua Natal, em toda sua extenção entre a Monte Alegre até a AV. Marcelino Pires vem sendo hostil há mais de 13 anos e até agora a prefeitura não conseguiu controlá-los.
    Faz mais de 13 anos que essa rua é intransitável, tapa buraco não resolve mais, ali só recapeamento. Impressionante a desculpa para amenizar e alegar que a cidade de Dourados esta abandonada.
    Impressionante que os valores arrecadados em IPVA e outros impostos não deem para tapar ou recuperar as ruas de Dourados, mais impressionante ainda são os selvagens de toda a Dourados, pois toda a cidade esta com buracos.
    Impressionante mais ainda e lamentável é ver que os representantes da cidade
    (vereadores) não cumpram seus papeis.

  • Renato Manfredine Júnior

    Renato Manfredine Júnior

    Corpo técnico e pessoal capacitado. Massa fria e presos do semi aberto.