Publicado, decreto que libera quase tudo prevê multa por aglomerações nas casas

Imóveis onde forem flagradas aglomerações ficam sujeitos à multa prevista no artigo 186 da Lei Complementar nº 205, de 19 de outubro de 2012, com lançamento no Cadastro Imobiliário

A norma publicada no Diário Oficial do Município de hoje já entrou em vigor (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)
A norma publicada no Diário Oficial do Município de hoje já entrou em vigor (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)

Decreto n° 716 de 06 de outubro de 2021, expedido pelo prefeito Alan Guedes (PP) nesta quarta-feira (6) com medidas sanitárias para prevenção do contágio do novo coronavírus em Dourados, libera quase tudo que era proibido desde o início da pandemia, mas ainda veda aglomerações até nas casas com possibilidade de multa.

Leia também: 
-Dourados acaba com toque de recolher e libera venda noturna de bebida alcoólica
-Aulas da rede municipal de ensino de Dourados voltam integralmente dia 18

A norma publicada no Diário Oficial do Município de hoje (clique e confira na íntegra) já entrou em vigor e revoga as disposições em contrário, em especial o Decreto nº 133, de 24 de fevereiro de 2021.

No entanto, fica mantida a vedação a aglomeração de pessoas na porta ou no entorno de lanchonetes, restaurantes, conveniências, bares, distribuidoras de bebidas e similares a qualquer hora do dia e da noite, bem para uso de narguilé, tereré, incluindo o compartilhamento de utensílios ou objetos que possam favorecer a disseminação da Covid-19.

Também foi estabelecido que os imóveis onde forem flagradas aglomerações ficam sujeitos à multa prevista no artigo 186 da Lei Complementar nº 205, de 19 de outubro de 2012, com lançamento no Cadastro Imobiliário.

Quanto à autorização de funcionamento de empreendimentos com ou sem fins econômicos, são exigidas medidas como disponibilização na entrada de álcool gel a 70% para higiene das mãos de todos que adentrarem aos recintos.

Também é necessária aferição de temperatura corporal mediante utilização de termômetro infravermelho, não admitida entrada de pessoas em estado febril (temperatura corporal maior ou igual a 37,8ºC);

Exigido o controle do fluxo de entrada de pessoas, em havendo filas, é preciso respeitar o distanciamento social entre as pessoas de no mínimo um metro no recinto.

Continua obrigatório o uso de máscaras descartáveis ou tecido de dupla camada, por todos no recinto, bem como seguem mantidas as demais medidas de biossegurança recomendadas pelas autoridades sanitárias e de saúde.

Aos estabelecimentos com exigência de Plano de Biossegurança, ou mesmo Termo de Responsabilidade Sanitária, o decreto orienta que mantenham no local uma cópia do protocolo realizado na Vigilância Sanitária, para fins de fiscalização.

A limitação de circulação de pessoas e veículos em vias públicas pode ser imposta pela Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito) de Dourados ou demais órgãos de fiscalização, a fim de impedir aglomerações de pessoas.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Maria Aparecida da costa

    Maria Aparecida da costa

    Só Dourados mesmo, estado já não tem toque de recolher já faz dias, outras Cidades e estados como Rio de janeiro já aboliu a máscara e aqui o prefeito proibi agromeração nas casas, quer dizer que essa vacina serve pra que? Pq segundo as estatísticas Dourados está vacinando mais que MTS cidades por aí! Fica a pergunta qual a real situação de Dourados perante a pandemia??

  • MATHEUS

    MATHEUS

    MAS QUAL A QUANTIDADE DE PESSOAS NUMA CASA

  • Anna Claudia

    Anna Claudia

    Agora que o povo perdeu o medo do Covid o bicho vai pegar!!!
    Que Deus continue nos protegendo!!!