Saco cheio: coleta de lixo será suspensa durante feriado prolongado em Dourados

A coleta de lixo em Dourados ficará suspensa nos próximos dias 11 e 12, quarta e quinta-feira. Somente na sexta-feira (13) esse serviço público deverá ser retomado pela empresa responsável, conforme divulgado pela administração municipal.
A suspensão da coleta de lixo ocorre por causa dos feriados prolongados da chamada "Semana do Saco Cheio". Dia 11 celebra-se a criação do Estado de Mato Grosso do Sul e dia 12 a data da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
PREFEITURA
Na Prefeitura de Dourados, o expediente só será mantido até terça-feira (10). Além dos feriados, foi decretado pela prefeita Délia Razuk (PR) ponto facultativo na sexta-feira.
A gestora determinou, contudo, que os serviços considerados essenciais funcionarão normalmente durante o ponto facultativo. E a Rede Municipal de Ensino, que enfrenta desde o dia 21 de agosto uma greve deflagrada pelos educadores, funcionará de acordo com o calendário próprio, segundo o decreto da prefeitura.
SAÚDE PÚBLICA
Na saúde pública de Dourados, os postos de bairros também atendem apenas até terça-feira. Depois, só retomam expediente na segunda-feira. Quem precisar de atendimento médico deverá procurar a UPA 24 horas (Unidade de Pronto Atendimento) ou o Hospital da Vida.
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que pode ser acionado pelo telefone 192, vai manter seus atendimentos durante o feriado prolongado. A partir de quinta-feira, fará a distribuição de duas viaturas das 16h às 19h em pontos estratégicos de Dourados, para agilizar os atendimentos.
"O primeiro ponto é em frente ao shopping, onde há um recuo no canteiro central da Avenida Marcelino Pires. E o outro é em um posto de combustíveis na frente do estádio da Leda, na Avenida Weimar Gonçalves Torres", informou à 94FM o médico Jony Alisson Bispo de Santana, coordenador local do Samu. Ele explica, no entanto, que as viaturas não estarão nesses locais para realização de exames, mas para eventuais ocorrências graves.