Secretário de Educação muda ordem e não haverá aulas durante jogos do Brasil

Em nova comunicação, diretores e coordenadores são orientados a dispensarem alunos nos horários (cedo ou de tarde) de partidas da Seleção Brasileira na Copa

Rede municipal de ensino não terá aulas nos horários de jogos da Seleção (Foto: A. Frota)
Rede municipal de ensino não terá aulas nos horários de jogos da Seleção (Foto: A. Frota)

O secretário de Educação de Dourados, Upiran Jorge Gonçalves da Silva, mudou a orientação que havia dado sobre as aulas da rede municipal de ensino durante jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo da Rússia. Nesta sexta-feira (15), recomendou às direções e coordenações de escolas e centros de educação infantil a não darem aulas nos períodos das partidas, sejam elas cedo ou de tarde.

Por meio da CI (Comunicação Interna) número 164/2018, ele cita determinação da Secretaria Municipal de Governo para estabelecer que “o expediente das escolas deverá seguir o horário oposto ao do jogo”. Quando a equipe brasileira entrar em campo no período matutino, só haverá aula de tarde. Com disputas vespertinas, as atividades educacionais só ocorrerão durante a manhã.

ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS

Quando os jogos foram no horário intermediário (horário de almoço ou final do dia), os estudantes serão dispensados mais cedo ou as aulas da tarde começarão um pouco mais tarde. “A Escola, junto como Conselho Escolar e APM, tem autonomia para decidir esses horários (sic)”, consta na CI.

A comunicação interna estabelece ainda que nos Centros de Educação Infantil, “caso algum pai e/ou responsável não possa buscar seus filhos, por ser trabalhador da iniciativa privada (a qual, parece, não dispensará empregados), os funcionários e professores deverão ficar em atendimento às crianças em expediente normal”.

CI (à esquerda) com orientação para não dispensar alunos perdeu valor hoje, quando novo documento (à direita) foi expedido pelo secretário (Foto: 94FM)
CI (à esquerda) com orientação para não dispensar alunos perdeu valor hoje, quando novo documento (à direita) foi expedido pelo secretário (Foto: 94FM)

Ontem, o secretário de Educação havia divulgado outra CI, por meio da qual orientava diretores e coordenadores da rede municipal de ensino a não dispensarem os alunos em horários de jogos. Revogada hoje, aquela comunicação sugeria ainda que os dirigentes escolares buscassem formas de garantir que estudantes assistissem as partidas juntos.

ENQUETE

Na manhã de hoje, Marçal Filho fez uma enquete com ouvintes da 94FM sobre essa decisão. A maioria dos participantes opinou favorável à decisão de não dispensar os estudantes do município por causa dos prejuízos causados pela falta de professores ao longo do primeiro bimestre.

Também houve ampla concordância com a iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, que estabeleceu expediente nas repartições públicas estaduais, incluindo escolas, somente em horários opostos aos dos jogos da Seleção Brasileira. Quando o jogo for de manhã, será das 13h às 17h30. Caso a partida seja à tarde, os serviços vão das 7h30 às 12h.

No próximo domingo, dia 17, o Brasil estreia na Copa, em jogo contra a Suíça, agendado para às 14h, no horário de Mato Grosso do Sul. No dia 22 de junho, uma sexta-feira, a Seleção Brasileira enfrenta a Costa Rica às 8h (também no horário estadual). E no dia 27 de junho, quarta-feira, a equipe brasileira fará seu último jogo da fase de grupos, contra a Sérvia, às 14h.

BIMESTRE AFETADO

Com aproximadamente 27 mil estudantes matriculados em centros de educação infantil e escolas, a rede municipal de ensino de Dourados já teve todo o primeiro bimestre afetado pela falta de professores provocada por um processo judicial que acusa irregularidades nas contratações de educadores temporários por parte da prefeitura.

No início deste mês a Secretaria Municipal de Educação informou que as unidades educacionais que não conseguirem repor os dias letivos afetados poderão estender as aulas até o dia 30 de dezembro. (saiba mais)


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Matilde

    Matilde

    Que bela Comunicação Interna elaborada. kkkkkkkkkk. Não tem parágrafos, pontuação adequada e um texto bem desorganizado. E olha que foi elaborado por um departamento que se chama de "ensino". Vai dar na mesma, dispensar ou não dispensar. E este povo da Secretaria de Educação ganhando por 40 horas e trabalhando por 30. Bom dispensar mesmo para ver se aprendem com as partidas de futebol.

  • Julia

    Julia

    Parabéns, boa decisão para continuar colocando a educação municipal de Dourados como a pior. Já é péssimo o ensino para as crianças: greve, paralisação, professores sem condições de dar aula pois possuem má formação, uma equipe da secretaria de educação péssima, nem sabendo o que administra, até mesmo fazem Resoluções erradas, com erros de português grotesco. Masss enfim, parabéns pela decisão. Ainda bem que estamos no ranking das pesquisas.............lá no final.

  • Robertinho

    Robertinho

    Boa decisão do Senhor Secretário. Haja vista, que nós Brasileiros paramos tudo para jogos de seleção. Seria muita responsabilidade ficarmos com crianças em dia de jogo. Aliás, devo parabenizar a 94fm, pois com nossos comentários nas notícias fazem clarear a cabeça dos nossos mandatários, a exemplo da colega que disse na outra reportagem: que se filminhos infantis já é dificil, imagina na copa.
    E sobre a normalização da educação de nossa Dourados, essa problemática se arrastará por muito tempo. Quiçá termos problemas até 2020, de falta de professores e a "escondenção" de vagas, para beneficiar os camaradas.