Sociedade de Infectologia cobra da prefeitura medidas mais rígidas contra a Covid-19

A sociedade pede adoção de medidas mais rígidas de distanciamento social, como o fechamento do comércio e interrupção do transporte público.

  • Karol Chicoski

A Sociedade de Infectologia de Mato Grosso do Sul emitiu nota alertando a Prefeitura de Dourados a tomar medidas mais rígidas para conter a propagação do novo coronavírus. 

Segundo a entidade, é preciso que a administração municipal “informe a população sobre a eficácia das medidas já estabelecidas de contenção do vírus, bem como qual a previsão para adoção de medidas mais rígidas de distanciamento social, como o fechamento do comércio e interrupção do transporte público para evitar o esgotamento de leitos e a maior letalidade associada à doença.

Conforme a nota, a Sociedade diz que” vem monitorando os relatórios oficiais, e nos últimos dias, o número global de casos confirmados de Covid-19 no município de Dourados ultrapassou a marca de 100 casos por 100 mil habitantes, com curva ascendente de casos novos, bem como aumento da taxa de ocupação de leitos de enfermaria e de UTI”.

A entidade ressalta ainda sobre o grande número de profissionais da saúde infectados com risco de comprometimento de atendimento à população. Levantamento feito pela reportagem da 94FM revela que atualmente, Dourados tem cinco médicos internados em hospitais do município com coronavírus. Um deles, de 74 anos, está entubado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em estado grave.

A nota diz ainda que diversos países no mundo mostraram que a propagação do vírus pode ser retardada e o impacto reduzido por meio da adoção de ações efetivas e universalmente aplicáveis de distanciamento junto à sociedade, e, que o distanciamento social efetivo evita a necessidade de fechamento radical e maiores prejuízos à saúde, sociais e econômicos”, acrescenta.

A diz ainda que “para evitar essa disseminação é necessário reforçar e apoiar as ações de vigilância epidemiológica integrada na região e aumentar a testagem populacional”.

Dourados

Só no fim de semana, Dourados registrou três mortes causadas pela Covid-19: No sábado (13), morreu um homem, de 65 anos, que era hipertenso e diabético;  e uma mulher, de 54 anos, que tinha como comodidades diabetes e doença cardiovascular crônica. E ontem, veio a óbito, um homem, 81 anos, que estava internado em hospital particular há dez dias.

Em Dourados, onde tem atualmente 1138 casos positivos da doença, são cinco mortes causadas pelo novo coronavírus. 


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Regis

    Regis

    Fora de controle tudo isso. Quem viu vídeos dos jantares dos dia dos namorados sabe como estava a nossa cidade! Fecha o que é conveniente e deixa aberto todos os que quebram as regras, falta de noção e despreparo total da atual administração deixando claro que o que manda é o dinheiro e não preocupação com a população. Vai morrer mais gente prefeita! Fecha tudo

  • Lucineide

    Lucineide

    Me pergunto que medidas estão sendo tomadas em relação a JBS. Nesse estabelecimento sim e preciso de medidas rígidas. Porque não divulgam um mapa de contaminação como está sendo apresentado por Campo Grande?
    Medidas regidas e preciso para o encontro e festas de Família.

  • Lucila

    Lucila

    Antes de criticasr,quero sugerir. Já que a cidade está com um crescimento fora de controle. Porque então não fechar a cidade na Sexta feira e só abrir na segunda feira. Assim não teria aglomerações, Dourados fechada, pessoas de outros lugares não viriam para cá,e desta forma daria um fôlego para as unidades de saúdes. Acho que formas de controlar este crescimento tem. O que falta é boa vontade de cuidar da população. Aliás já faz tempo que os Douradenses estão sem cuidados.

  • Dirce

    Dirce

    Concordo plenamente, é só dessa maneira que pode frear o aumento de contaminação, pois as pessoas não respeitam, se o comércio ficar fechado não tem pra onde ir. E conveniência ficar aberta , porém sem pessoas aglomeradas. E põe a polícia na rua, multa, tem que ter medidas mais rígidas na contenção das pessoas.

  • FANUELE

    FANUELE

    O que adianta fechar se a população não colabora acha que os filhos estão de férias bares cheios festa até de madrugada as pessoas tem que ter noção muitos precisam do transporte público para trabalhar pois não tem meio de locomoção.