Testemunhos de processos que podem cassar vereadores começam na quinta

Comissões processantes já agendaram datas para ouvirem testemunhas apontadas pelas defesas de Denize Portolann, Idenor Machado, Pedro Pepa e Cirilo Ramão

Comissões Processantes investigam quatro vereadores na Câmara de Dourados (Foto: André Bento)
Comissões Processantes investigam quatro vereadores na Câmara de Dourados (Foto: André Bento)

As comissões processantes que investigam vereadores acusados de corrupção na Câmara de Dourados iniciam nesta semana a fase de colheita de depoimentos das testemunhas arroladas pelas defesas dos parlamentares investigados. De acordo com a Casa de Leis, “após concluída a instrução, as comissões abrem prazo de cinco dias para os investigados apresentarem suas razões escritas.

Saiba mais:
-MPE inclui nomes entre denunciados da Operação Pregão e quer reaver milhões
-MPE amplia denúncia da Cifra Negra e quer ressarcimento de R$ 5,6 milhões

A primeira oitiva, com cinco pessoas indicadas por Denize Portolann (PR), está agendada para quinta-feira (28). Alvo da Operação Pregão, desencadeada no dia 31 de outubro de 2018 contra supostas fraudes em licitações na Prefeitura de Dourados, ela está afastada do cargo de vereadora e chegou a permanecer presa por mais de 120 dias. Ex-secretária municipal de Educação, foi acusada pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual) de integrar o esquema criminoso. (clique aqui para ler mais)

Ex-secretária de Educação, Denize foi afastada do cargo de vereadora após ser presa na Operação Pregão (Foto: Divulgação)
Ex-secretária de Educação, Denize foi afastada do cargo de vereadora após ser presa na Operação Pregão (Foto: Divulgação)
Conforme divulgado nesta terça-feira (26) pela Câmara de Dourados, a comissão instaurada para investigar a denúncia contra essa parlamentar, composta pelos vereadores Ramim (PDT), presidente, Maurício Lemes (PSB), relator, e Bebeto (PR), membro, receberá cinco pessoas para defesa técnica na quinta-feira.

“Nos dias 2 e 3 de abril, os vereadores Jânio Miguel (PR), presidente, Cido Medeiros (DEM), membro e Junior Rodrigues (PR) relator, ouvirão dez testemunhas arroladas para a defesa de Idenor Machado (PSDB)”, informou o Legislativo municipal. Ex-presidente da Câmara, ele foi acusado de liderar esquema de fraudes em licitações na Casa de Leis e chegou a ser preso na Operação Cifra Negra (clique aqui para saber mais)

Pepa, Idenor e Cirilo foram presos na Operação Cifra Negra, acusados de fraudes na Câmara de Dourados (Foto: Divulgação)
Pepa, Idenor e Cirilo foram presos na Operação Cifra Negra, acusados de fraudes na Câmara de Dourados (Foto: Divulgação)

Outro alvo dessa mesma ação, Pedro Alves de Lima, o Pedro Pepa (DEM), terá as 10 testemunhas arroladas por sua defesa ouvidas nos dias 4 e 5 de abril. A comissão processante instaurada para apurar a denúncia contra ele tem o vereador Carlito do Gás (Patriota) na presidência, Jânio Miguel (PR) na relatoria, e Olavo Sul (Patriota) na condição de membro.

Os últimos depoimentos a serem colhidos dizem respeito à denúncia contra o vereador de Cirilo Ramão Ruis Cardoso, o Pastor Cirilo (MDB). Também preso na Operação Cifra Negra, ele terá suas 10 testemunhas de defesa ouvidas nos dias 9 e 10 de abril. No seu caso, a investigação interna do Legislativo é conduzia por Alberto Alves dos Santos, o Bebeto (PR), presidente, Junior Rodrigues (PR), relator e Silas Zanata (PPS) membro.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.