Um dia após multa do CCZ ao município, Dourados chega a 1.047 casos de dengue

Com quase duas mil notificações, 357 delas ainda em análise, a doença já causou as mortes de três douradenses desde que 2020 começou

Focos do mosquito Aedes aegypti foram encontrados até em terrenos do município de Dourados (Foto: Agência Brasil)
Focos do mosquito Aedes aegypti foram encontrados até em terrenos do município de Dourados (Foto: Agência Brasil)

Um dia após o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) comunicar multas de R$ 12,8 mil ao município de Dourados por focos do mosquito Aedes aegypti em terrenos públicos, informativo resumido de arboviroses atualizado nesta terça-feira (2) detalha 1.047 casos confirmados de dengue. 

Leia também:
-Município volta a ser multado pelo CCZ por terreno público com focos de Aedes

Conforme o documento disponibilizado para a reportagem da 94FM pelo gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Devanildo de Souza Santos, as notificações somam 1.985, e além das já mencionadas confirmações, há 357 em análise laboratorial. Houve 564 descartadas.

Além disso, a doença já causou três mortes no município desde que 2020 começou. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde, o primeiro óbito foi de um homem de 61 anos que começou a sentir os sintomas em 26 de janeiro e faleceu no dia 31 daquele mesmo mês. Posteriormente, foi confirmada a morte de um homem hipertenso de 46 em 19 de abril (ele começou a sentir os sintomas no dia 15 daquele mesmo mês) e de uma menina de apenas 10 anos sem nenhum outro problema de saúde relatado em 8 de maio (sintomas iniciais dia 3).

No informativo resumido de arboviroses pelo gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município, é apontado que Dourados tem incidência de dengue por 100 mil habitantes em 890.

Sempre que as notificações superam 300 a cada grupo de 300 mil pessoas, a incidência é classificada como alta. De acordo com a mais recente estimativa populacional divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2019, a maior e mais populosa cidade do interior de Mato Grosso do Sul é habitada por 222.949 pessoas.

Também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti – aquele que teve focos encontrados até em terrenos pertencentes ao município de Dourados -, o zika vírus tem 12 casos confirmados e a febre Chikungunya 46.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.