Umidade do ar em Dourados chega a nível de estado de atenção

Atualmente, Dourados não registra chuva expressiva há 34 dias.

  • Karol Chicoski
No sábado (8), o município registrou a umidade relativa do ar mais baixa do ano -Foto: Arquivo/Karol Chicoski/94FM
No sábado (8), o município registrou a umidade relativa do ar mais baixa do ano -Foto: Arquivo/Karol Chicoski/94FM

O município de Dourados entrou em estado de atenção com baixa umidade relativa do ar na manhã desta segunda-feira (10), registrando 28%, às 10h55. O ideal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é acima dos 60%. O aviso foi feito pela A Embrapa Agropecuária Oeste. 

Conforme a Embrapa, quando a umidade relativa do ar fica entre 20% e 30%, é considerado estado de atenção; entre 12% e 20%, estado de alerta; e abaixo disso, estado de emergência.

“Níveis baixos de umidade relativa do ar indicam que há uma pequena quantidade de água, em forma de vapor na atmosfera. Quando isso ocorre, são comuns os problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, irritação nos olhos e ressecamento de mucosas e da pele”, diz a Embrapa.

Atualmente, Dourados não registra chuva expressiva há 34 dias. O último registro de chuva foi no dia 6 de julho. O esperado para agosto é de 47.1 milímetros.

No sábado (8), o município registrou a umidade relativa do ar mais baixa do ano, com 17%. Nesse domingo, a umidade também foi baixa, atingindo a marca de 20%, às 15h17.

Umidade relativa do ar entre 21 e 30%

Cuidados a serem tomados:

  • Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
  • Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
  • Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.;
  • Consumir água à vontade.

Previsão do tempo

Para esta segunda-feira (10), a meteorologia indica temperatura máxima de 28°C. Já para amanhã (11), a mínima deve ser de 15°C e a máxima de 30°C.

Na quarta-feira, as temperaturas devem variar entre 19°C e 29°C. Na quinta-feira, a previsão é de temperatura mínima de 18°C e máxima de 27°C. Na sexta-feira, com previsão de chuva, a mínima deve ser de 19°C e máxima de 31°C

A meteorologia também indica muita chuva para sábado e domingo. As temperaturas no fim de semana devem ficar entre 18 e 24.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.