Vacinação contra a Covid vai priorizar indígenas e profissionais de saúde

Enfermeiro intensivista Valdeci Santana, de 50 anos, recebeu a primeira dose aplicada em Dourados, no posto de saúde da Vila Índio

  • André Bento e Vanessa Freixo
nfermeiro intensivista Valdeci Santana, de 50 anos, recebeu a primeira dose aplicada em Dourados (Sidnei Bronka/94FM)
nfermeiro intensivista Valdeci Santana, de 50 anos, recebeu a primeira dose aplicada em Dourados (Sidnei Bronka/94FM)

O primeiro lote de vacinas contra a contra Covid-19 recebido em Dourados nesta terça-feira (19) deve ser destinado para imunização prioritária de indígenas e profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à doença.

A informação foi repassada à 94FM pelo secretário municipal de Saúde, Frederico de Oliveira Weissinger. Segundo ele, as 29 mil doses da Coronavac possibilitarão vacinar 14,5 mil pessoas, porque a segunda dose deve ser do mesmo lote e aplicada 28 após a primeira.

De acordo com a prefeitura, a maior parte foi redistribuída ao Distrito de Saúde Indígena, para aplicação nos índios residentes na Reserva Federal. Outra fração é para quem atua no atendimento a pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.

Embora as diretrizes do Ministério da Saúde e do Plano Nacional de Imunização também incluam idosos acima de 75 anos, em Dourados só serão vacinados aqueles em acolhimento, como no Lar do Idoso. Os demais somente quando houver imunizantes suficientes.

Idosa acolhida no Lar do Idoso de Dourados também recebeu a primeira dose da vacina hoje (Foto: Vanessa Freixo/94FM)
Idosa acolhida no Lar do Idoso de Dourados também recebeu a primeira dose da vacina hoje (Foto: Vanessa Freixo/94FM)
Na manhã de hoje, no posto de Saúde da Vila Índio, o enfermeiro intensivista Valdeci Santana, de 50 anos, recebeu a primeira dose aplicada em Dourados. Ele atua em unidade sentinela da Covid-19 do município e na ala de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HU-UFGD (Hospital Universitário da Grande Dourados).

No mesmo local o indígena Catalino Aquino, de 74 anos, morador na Aldeia Jaguapiru, também recebeu a primeira dose. Depois, as autoridades municipais foram até o Lar do Idoso, onde os idosos acolhidos estão com as visitas suspensas desde março de 2020, no início da pandemia.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.