Vacinação contra a gripe deve ser retomada na próxima segunda-feira em Dourados

O Departamento de Vigilância em Saúde de Dourados deixou claro que todas as pessoas que têm direito serão vacinadas, mas é preciso paciência.

  • Karol Chicoski
A primeira fase de imunização é direcionada aos idosos e profissionais de saúde© - Rovena Rosa/Agência Brasil
A primeira fase de imunização é direcionada aos idosos e profissionais de saúde© - Rovena Rosa/Agência Brasil

A primeira fase da campanha de imunização contra a influenza em Dourados começou na terça-feira (24) e, por causa da grande procura, nessa quinta-feira (26), já não havia mais vacinas nos postos de saúde do município. 

Emerson Eduardo Corrêa, do Departamento de Vigilância em Saúde, respondeu para a reportagem da 94FM, durante coletiva de imprensa feita por vídeo, que  a vacinação contra a gripe deve ser retomada na próxima segunda-feira, dia 30. Segundo ele, é a previsão de chegada de novas doses no município. 

De acordo com Emerson, as vacinas chegaram com o número menor do que é necessário para a primeira etapa de vacinação, que segue até dia 16 de abril. Em torno de 35% das doses foram encaminhadas até agora, mas, segundo ele, a situação é normal, já que a campanha foi iniciada antes do previsto. Emerson explicou que as vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde para o Governo do Estado e, posteriormente, encaminhadas ao município.

Ele deixou claro que todas as pessoas que têm direito serão vacinadas, mas é preciso paciência.

Leia também:
Campanha de vacinação contra a gripe em Dourados terá pontos extras; confira

 A vacina, composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). A primeira fase de imunização é direcionada aos idosos e profissionais de saúde. (Confira abaixo o calendário)

Campanha em Dourados

Na terça-feira e na quarta (25), a imunização foi feita em idosos acima de 80 anos, bombeiros militares e profissionais da saúde da atenção primária.

Ontem e nesta sexta-feira (27), a vacinação é direcionada para idosos entre 70 e 80 anos, bombeiros militares e profissionais da saúde da atenção primária.

Já na próxima segunda-feira, dia 30, terão início os atendimentos aos idosos de 60 a 70 anos, bombeiros militares e profissionais da saúde da atenção primária.

E no dia 31, os atendimentos serão realizados aos profissionais de saúde da atenção secundária e terciária da rede pública e conveniadas, como também continuidade aos atendimentos aos bombeiros militares.

Outras fases da campanha

A segunda fase da campanha, que tem como público-alvo professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e doentes crônicos que tenham prescrição médica ou sejam acompanhados por programas da unidade de saúde, está prevista para começar no dia 16 de abril.

A terceira fase deve começar no dia 9 de maio e terá como prioridade crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, que são as mães que tiveram bebês até 45 dias e apresentem algum documento que comprove a condição, e adultos de 55 a 59 anos.

Sarampo

No mesmo período, a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar a campanha contra o Sarampo em pessoas de 20 a 49 anos.

Mortes por influenza no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, desde o início do ano até o dia 14 de março, foram registrados 165 casos e 13 óbitos por Influenza A (H1N1), 139 casos e 14 óbitos por Influenza B e 16 casos e 2 óbitos por Influenza A (H3N2) no Brasil. O estado de São Paulo concentra o maior número de casos de H1N1, com 42 casos e 2 óbitos. Em seguida, estão a Bahia (40 casos e 3 óbitos) e o Paraná (20 casos e 5 óbitos). No ano passado, o país registrou 5.800 casos e 1.122 óbitos pelos três tipos de influenza. 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.