Vagas nas creches conveniadas devem ser liberadas nesta semana em Dourados, diz Secretaria de Educação

O pai ou responsável, querendo a vaga na instituição particular, deve pegar uma autorização e, em seguida, ir até a escolinha fazer a matrícula.

  • Karol Chicoski
No total, são oito instituições credenciadas - Foto: reprodução/Iepid
No total, são oito instituições credenciadas - Foto: reprodução/Iepid

A Secretaria Municipal de Educação informou à 94FM que ainda nesta semana as vagas nas creches conveniadas da Prefeitura de Dourados devem estar liberadas. No total, são oito instituições credenciadas a oferecer vagas para a educação infantil no ano letivo de 2019.

Hilda Aparecida de Souza, da Central de Matrículas, explicou à reportagem que o setor está aguardando a prefeitura regularizar a situação com as instituições para começar a chamar as crianças.

Ainda conforme ela, depois desse processo, o pai ou responsável, querendo a vaga na instituição particular, deve pegar uma autorização feita pelo secretário da Educação e, em seguida, ir até a escolinha fazer a matrícula.

Mas, por enquanto, as vagas não estão liberadas. A princípio, a prefeitura havia informado que a designação para essas unidades seria a partir do dia 5 de fevereiro.

Instituições conveniadas

As oito creches conveniadas são: Instituto Educacional da Igreja Presbiteriana Independente de Dourados (Iepid), Centro Educacional Antonio Raposo Tavares Ltda. ME (Ceart), Associação Educacional Ceminha, Lar de Crianças Santa Rita, Associação Brasileira de Crédito e Desenvolvimento da Educação do Esporte (ABCDE), Creche Lar André Luiz e Pavilhão da Sopa, Escola de Recreação e Ensino Fundamental Novos Tempos do Saber – Nova Época, Instituto Educacional da Grande Dourados (Iegran).

Cobranças de Marçal Filho

O vereador e deputado estadual eleito Marçal Filho (PSDB) vinha cobrado uma solução para a falta de vagas, desde o ano passado. Marçal já havia sugerido para a prefeitura, como alternativa, firmar parceria com instituições que oferecem estruturas físicas e condições para receber as crianças, até zerar a falta de vagas.

Início das aulas na rede municipal

As aulas nas escolas municipais e nos Ceims (centros de educação infantil do município) de Dourados começam no dia 18 de fevereiro, de acordo com informações da Secretaria de Educação do município. São 45 escolas municipais e 38 Ceims. 


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Maria

    Maria

    Sou professora do Estado e do Município. Infelizmente de uns dois anos para cá o ensino municipal piorou. Não tem nenhuma esperança de mudar. Ainda bem que estou na fase de aposentadoria, pois o município é pura tristeza trabalhar para ele. Não há valorização do ensino e não existem novidades nenhuma, nenhuma politica de ensino verdadeira e de qualidade. C[coitados dos alunos e dos novos profissionais se as coisas não mudarem. Muda prefeito, muda gestor e sempre a mesmice. Acho que a prefeita tinha que colocar um secretário de educação com experiência nos grandes centros existente4s Brasil afora para ver se aqui muda ao menos um pouqiunho.

  • Maria de Lourdes

    Maria de Lourdes

    Espero que a Secretaria de Educação exija o cumprimento dos 200 dias letivos, mesmo diante de greve. Pois em anos anteriores ocorreu greve e a reposição foi uma mentira. Espero que este ano haja eficiência da equipe técnica na SEMED pois nunca houve em relação a fiscalização destes dias. Os alunos saem sem saber nada.

  • Luzia

    Luzia

    Esperamos não precisar acionar a Justiça para conseguir vaga. É mais que um dever da Secretaria de Educação disponibilizar vagas. E isto não é favor nenhum, é obrigação, já que tudo é pago com dinheiro público. Vamos ver se também o ensino será de qualidade, porque o ano passado foi uma negação em tudo.