Desempenho industrial registra índice positivo pelo 12º mês

  • Correio do Estado
Empresas em expansão aumentaram de 12,4% para 22,8% - Foto: Arquivo Correio do Estado
Empresas em expansão aumentaram de 12,4% para 22,8% - Foto: Arquivo Correio do Estado

Foi divulgado nesta segunda-feira (1º), o Índice Geral de Desempenho Industrial (IGDI), em Mato Grosso do Sul.

Resultado positivo, visto que pelo 12º mês consecutivo, o setor ficou acima da linha de 50 pontos. Em maio, o índice foi de 55,4 pontos e obteve crescimento de 1,9% com relação ao mês de abril. 

O coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Ezequiel Resende, aponta as variáveis que contribuíram com a performance positiva. 

"Houve aumento na participação das empresas com produção estável ou crescente e na utilização da capacidade instalada. Além disso, foi registrada estabilidade entre os empreendimentos que contrataram e redução nos índices de confiança e intenção de investimento”, detalha.

Resende reforça que, em relação à atividade, se constatou que a produção ficou estável em 58,6% dos estabelecimentos. “No mês de abril, esse resultado era de 58,9%. Já a participação das empresas com expansão aumentou de 12,4% para 22,8%, na mesma comparação”, argumenta.

TERMÔMETRO

O IGDI reflete a percepção do empresário em relação ao desempenho apresentado pela atividade industrial. “Na elaboração, foram selecionadas cinco variáveis - emprego, investimento, produção industrial, utilização da capacidade instalada e confiança – e todas com peso de 20% na composição do Índice”, reforça o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems.

No caso do emprego na indústria, o IGDI utiliza o percentual de estabelecimentos que aumentaram o número de empregados, enquanto na parte de investimento o Índice leva em consideração a intenção de investimentos para os próximos seis meses. 

Enquanto isso, na produção é usado o percentual de indústrias com a produção estável ou crescente, da utilização da capacidade instalada se pega o percentual médio e da confiança a base é o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial).

*Com informações da Ascom Fiems


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.