Definidos os grupos da Copa Libertadores 2013

Corinthians, atual campeão da Libertadores, e o Fluminense, foram os dois representantes brasileiros que foram cabeças-de-chave

  • Agência Brasil

Estão definidos os grupos da 54ª edição da Libertadores da América. O sorteio aconteceu hoje na sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai. A cerimônia teve início às 12h no horário de Brasília e 11h no horário local.

Veja os grupos:

Grupo 1 - Barcelona de Guayaquil (Equador), Nacional (Uruguai), Boca Jrs. (Argentina) e Toluca (México)

Grupo 2 - Sporting Cristal (Peru), Libertad (Paraguai), Palmeiras e o vencedor de Tigre (Argentina) x Deportivo Anzoátegui (Venezuela)

Grupo 3 - Arsenal de Sarandí (Argentina), The Strongest (Bolívia), Atlético-MG e o vencedor de São Paulo e Bolívar (Bolívia)

Grupo 4 - Vélez Sarsfield (Argentina), Peñarol (Uruguai), Emelec (Equador) e o vencedor de Deportes Iqueque (Chile) x León (México)

Grupo 5 - Corinthians, San José (Bolívia), Millonarios (Colômbia) e Tijuana (México)

Grupo 6 - Independiente Santa Fé (Colômbia), Cerro Porteño (Paraguai), Real Garcilaso (Peru) e o vencedor de Tolima (Colômbia) x Universidad Cesar Vallejo (Peru)

Grupo 7 - Deportivo Lara (Venezuela), Universidad de Chile, Newell's Old Boys (Argentina) e o vencedor de Olimpia (Paraguai) e Defensor (Uruguai)

Grupo 8 - Fluminense, Huachipato (Chile), Caracas (Venezuela) e o vencedor de Grêmio x LDU (Equador)

O Corinthians, atual campeão da Libertadores, e o Fluminense, campeão brasileiro em 2012, foram os dois representantes brasileiros que foram cabeças-de-chave de grupos. Pela primeira vez, todos os 38 participantes do torneio foram definidos antes do sorteio.

Os confrontos da pré-Libertadores também já são conhecidos. Dois times brasileiros vão precisar passar pela primeira fase da competição - com jogos de ida e volta - para avançar à fase de grupos da competição. O Grêmio encara a LDU (Equador) e o São Paulo joga contra o Bolívar.

A Conmebol procura evitar que times do mesmo país se enfrentem na primeira fase, mas isso fatalmente acontecerá se um dos clubes se classificar para a fase de grupos através da pré-Libertadores. No caso brasileiro, o São Paulo ficará no grupo do Atlético-MG se varrer o Bolívar da primeira fase e o Grêmio entrará no grupo do Fluminense se superar a LDU.

No início da cerimônia, foi feito um breve resgate histórico do torneio e apresentada algumas novidades. Uma das mudanças para a próxima edição é a suspensão automática pelo acúmulo de 3 cartões amarelos. Antes, o clube somente pagava uma multa.