Recomendação prevê trabalho em horário alternativo, escalas e reuniões virtuais

Secretaria de Estado de Saúde já confirmou sete casos da doença, com 48 tratados como suspeitos sob investigação

  • André Bento
Secretaria de Estado de Saúde já confirmou sete casos do novo coronavírus, todos na capital (Foto: Divulgação)
Secretaria de Estado de Saúde já confirmou sete casos do novo coronavírus, todos na capital (Foto: Divulgação)

Uma série de recomendações expedidas em 13 de março pelo Centro de Operações de Emergências de Mato Grosso do Sul prevê estímulo ao trabalho em horários alternativos em escala, reuniões virtuais e home office ao se identificar a fase inicial de transmissão comunitária do novo coronavírus (Covid-19). 

Leia também:
-Posse de comitê contra o Covid-19 tem aglomeração com idosos de até 73 anos

Até quarta-feira (18), a Secretaria de Estado de Saúde já havia contabilizado sete casos confirmados da doença, com 48 tratados como suspeitos sob investigação. Quanto às confirmações, todas em Campo Grande, somente uma diz respeito a paciente que viajou para o exterior. As demais são de quem teve contato com quem testou positivo.

Além das recomendações quanto aos horários de trabalho, a Nota Informativa nº01/2020 – COE/SES/MS também indica a restrição de contato social para pessoas com 60 anos ou mais e que apresentam comorbidades, e a realização de testes em profissionais de saúde com “síndrome gripal”, mesmo os que não tiveram contato direto com casos confirmados. 

Também foi recomendado que os organizadores ou responsáveis por grandes eventos devem cancelar ou adiar, se houver tempo hábil a realização de eventos em massa (eventos com muitas pessoas), sejam eles governamentais, esportivos, artísticos, políticos, científicos, comerciais ou religiosos.

“Recomenda-se que o evento ocorra sem público, seja por webconferência ou reuniões virtuais. Não sendo possível, devem cumprir os requisitos da Portaria Nº 1.139, de 10 de junho de 2013”, detalha.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.