A cada dia 4 pessoas perdem a vida de forma violenta em MS, aponta IBGE

  • Campo Grande News
Local onde dois jovens foram mortos na noite do dia 6 de novembro, em Campo Grande ((Foto: Marcos Ermínio/Arquivo))
Local onde dois jovens foram mortos na noite do dia 6 de novembro, em Campo Grande ((Foto: Marcos Ermínio/Arquivo))

Por dia, quatro pessoas tiveram mortes violentas em Mato Grosso do Sul em 2015. Foram 1.488 óbitos por acidentes de trânsito, afogamentos, suicídios, homicídios, dentre outras causas consideradas não-naturais - 9,6% do total de 15.216 mortes registradas no Estado no ano passado -, de acordo com as estatística de registros civis, divulgadas nesta semana pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A faixa etária com maior número de vítimas é de 20 a 24 anos. No ano passado, entretanto, 351 adolescentes e jovens que tinham entre 15 e 24 anos morreram de forma violenta - quase um por dia.

Segundo o estudo, as quedas mais significativas ocorreram no Rio de Janeiro, no Distrito Federal, em São Paulo, no Paraná e em Mato Grosso do Sul. No Estado, a queda no número de homens que morreram de forma violenta neste intervalo foi de 22,8% e de mulheres, de 1,9%.

O pesquisador do IBGE Fernando Albuquerque explica que os processos de industrialização e urbanização recentes no Norte e Nordeste fez aumentar os acidentesde trânsito, principalmente com motos, e os homicídios. “A Lei Seca e a fiscalização mais intensa vêm diminuindo muito o número de acidentes no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, por exemplo”, explicou às Agência Brasil.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.