Depois de reajustes, piso para professores em Mato Grosso do Sul varia de R$ 1.214 a R$ 2.456

Fetems divulgou o ranking após as negociações municipais de reajuste da classe. É a segunda vez que o relatório é publicado

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Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 46 e a Rede Estadual de Ensino pagam o piso salarial de R$ 1.567,00 ou mais para os professores, mas apenas 34 cumprem o 1/3 de hora-atividade para o planejamento de aulas, exigido por lei. De acordo com a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS), o valor do piso no Estado varia de R$ 1.214 a R$ 2.456 para uma jornada de 40 horas para docente com nível médio.

Um acordo, firmado com o Governo do Estado e garantido em Lei, prevê que a partir de 2014 os professores da Rede Estadual terão 1/3 de hora-atividade garantido.

A Fetems divulgou o ranking após as negociações municipais de reajuste da classe. É a segunda vez que o relatório é publicado.

Dos municípios sul-mato-grossenses, Corumbá é o que paga melhor os professores da rede pública municipal. Na cidade pantaneira, o piso salarial é de R$ 2.456,00 e concedendo 1/3 de hora-atividade. O que aparece em último lugar é o município de Corguinho que paga apenas R$ 1.214,00 de piso. Os dois por uma jornada de 40hs semanais.

Campo Grande aparece em segundo lugar no ranking, com salário de R$ 2.382,05 para 40h, com 1/3 para planejamento. Entre as principais cidades do estado, Dourados e Três Lagoas cumprem a risca o piso, com salários de R$ 1.567. Já Ponta Porã paga R$ 0,46 a menos do que o exigido por lei.

De acordo com o presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli Cesar, o ranking salarial irá sofrer alterações o ano todo e essa é justamente a intenção da publicação e divulgação feita pela Federação.

“Ao conhecer a realidade dos trabalhadores e das trabalhadoras do magistério, a sociedade verá como governo e municípios valorizam aqueles e que educam nossas crianças e jovens para a vida e para o futuro”, afirmou Botarelli.

Roberto disse ainda que com a publicação do ranking, a Fetems espera que os gestores públicos se conscientizem da importância que possui a valorização profissional para os avanços na qualidade da educação pública.