Enquete da 94 FM revela que maioria não considera casal do mesmo sexo família

  • André Bento

Uma enquete proposta pela 94 FM revelou que a maioria dos votantes não concorda que um casal formado por pessoas do mesmo sexo possa ser considerado família.  A enquete perguntava: duas pessoas do mesmo sexo que vivem como casal, devem ser consideradas família? Diante desse questionamento, 63% responderam que não e 37% que sim.

A pergunta foi feita porque tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, um Projeto de Lei que cria o Estatuto da Família e visa a estabelecer como entidade familiar o “núcleo social formado a partir da união entre um homem e uma mulher, por meio de casamento ou união estável”.

Essa proposta, de autoria do deputado federal Anderson Ferreira (do PR de Pernambuco), contraria disposições judiciais que vigoram no país há mais de dois anos.

 O STF (Supremo Tribunal Federal), por exemplo, reconhece desde 2011 a união estável entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar.  E o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) divulgou em 2013 uma resolução na qual obriga cartórios de todo o Brasil a não recusar celebração de casamentos civis entre casais do mesmo sexo.