EUA suspeita de satélite russo com capacidade de ataque

  • Airway.UOL
Para abater outros satélites com precisão, um satélite militar precisa se movimentar no espaço para alcançar o... (Domínio Público)
Para abater outros satélites com precisão, um satélite militar precisa se movimentar no espaço para alcançar o... (Domínio Público)

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) está vigiando de perto o satélite militar russo Kosmos 2504 que anda um tanto “agitado” no espaço. Segundo porta-voz da USAF ouvido pelo site Space News, o aparato realizou pelo menos 11 manobras. Tal capacidade de movimentação é típica de uma arma anti-satélite, como afirmam as autoridades nos EUA.

O Kosmos 2504 foi lançado em março deste ano a partir do “Cosmódromo” de Plesetsk, na Rússia, e desde então vem sendo monitorado por militares da Base Aérea de Vandenberg, na California. De acordo com a USAF, a capacidade de manobra do satélite russo é “consistente”, mas não indica necessariamente que tenha armas.

As manobras foram iniciadas em abril, sendo a mais recente no início deste mês. Em pelo menos um dos casos, a USAF afirma que o satélite parece se acoplar ao foguete que o lançou ao espaço. Não só isso, o satélite russo está em uma órbita mais alta, o que segundo analistas miliares evidencia a capacidade de manobra do Kosmos 2504, que se de fato for armado pode ter capacidade para atacar satélites de outras nações.

Outro satélite russo, o Kosmos 2499, lançado em 2014, também demonstrou capacidade de realizar manobras em órbita, o que exige um complexo sistema de controle e orientação. Os dois satélites realizam manobras a velocidades muito baixas, necessárias para realizar uma aproximação segura com outros objetos em órbita.

Ainda não é clara a intenção da Rússia com seus novos satélites militares, suspeitos de carregarem armamentos. Outra hipótese é de que os experimentos podem fazer parte de um novo programa de encaixe de objetos espaciais promovido por militares russos.

E não é de hoje que a Rússia sabe como projetar satélites capazes de se movimentar no espaço. Na década de 1980, ainda no período da Guerra Fria, um satélite russo conhecido como Naryad já demonstrava a capacidade de realizar manobras a mais de 1.000 km da superfície da Terra.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.