Homem recebe 1º transplante parcial de crânio do mundo

  • Exame.com
James Boysen: ele recebeu parte do crânio e do couro cabeludo de um doador humano (Reprodução/Youtube)
James Boysen: ele recebeu parte do crânio e do couro cabeludo de um doador humano (Reprodução/Youtube)

Médicos norte-americanos realizaram com sucesso o primeiro transplante parcial de crânio e couro cabeludo do mundo. É a primeira vez que uma pessoa recebe pedaços do crânio e do couro cabeludo de um doador humano, em vez de um implante ou enxerto artificial.

O sortudo foi James Boysen. Ele recebeu o transplante do tecido craniofacial, bem como um rim e um pâncreas novos, depois que um câncer raro o deixou com um ferimento greve na cabeça.

Os medicamentos de supressão imunológica, que ele estava tomando para receber os órgãos, impediram que a ferida na sua cabeça melhorasse. Devido à situação complicada em que se encontrava Boysen, os médicos do Hospital Metodista de Houston e o Centro de Câncer Anderson MD decidiram combinar cirurgias.

"Esta foi uma situação clínica verdadeiramente única que criou a oportunidade de realizar este complexo transplante", disse Anderson Selber, médico que atuou no transplante, em um comunicado.

James disse que não acredita que já está andando, pois fez o transplante há apenas duas semanas. “Eu vou ter mais cabelo do que quando era jovem”, brincou Boysen em uma entrevista à Associated Press.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.